O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) confirmou à reportagem da Folha da Região que tem feito estudos de viabilidade técnica e financeira de terminar a duplicação da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463). Será beneficiado o trecho de Araçatuba entre o KM 50, onde termina a atual duplicação, até o KM 60, na ponte sobre Rio Tietê.
A informação foi confirmada por e-mail do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) após pedido formal de informações enviado pela Folha. A reportagem apurou, ainda, que o governo do Estado e representantes destes dois órgãos pretendem realizar uma reunião, nos próximos dias, para discutir um a liberação de verbas e a previsão de uma data para iniciar o processo para a duplicação. A realização desta obra tem sido um pedido constante dos representantes políticos de Araçatuba e região.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) já entregou diversos pedidos neste sentido ao governador João Doria e também ao secretário de Logística e Transportes do Estado, João Octaviano Machado Neto, com quem tem mantido conversas sobre a importância deste investimento. Dilador, inclusive, quando deputado estadual, foi autor do pedido da atual duplicação, que começa no KM 38,5 e vai até o KM 50. As autoridades entendem que, por causa do grande tráfego na via, principalmente de caminhões, o risco de acidente tem sido cada vez maior.
MORTES
Na noite do último dia 31 de maior, por exemplo, um homem de 41 anos morreu após bater o carro em um caminhão na rodovia. De acordo com a Polícia Militar, Brainer Belmonte Bonfim seguia de carro e não conseguiu desviar da carroceria de um caminhão que terminava de atravessar a pista para entrar em um posto de combustíveis.
No dia 20 de dezembro do ano passado, também neste trecho que ainda não está duplicado, uma mulher de 30 anos morreu após bater o carro que dirigia em um caminhão na Eliezer Montenegro Magalhães. Segundo informações da Polícia Rodoviária, a mulher teria invadido a pista contrária e bateu de frente com o caminhão. Ainda de acordo com a polícia, a mulher chegou a ser levada para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
CRESCIMENTO
Além da questão de segurança, os pedidos de término da duplicação também alegam questões atuais e futuras de desenvolvimento econômico e social. O crescimento da cidade de Araçatuba à margem da pista, como os planos de exploração do turismo rural e nas margens do rio Tietê, também depende de uma via mais segura e melhor sinalizada.
Estes pontos foram expostos ao governo do Estado ao longo dos últimos meses e farão parte da tomada de decisão de retomar o projeto de duplicação da via. A duplicação já realizada, que corta a área urbana de Araçatuba foi fundamental para que novos empreendimentos fossem instalados e novos bairros criados nos últimos anos. Houve uma valorização dos terrenos próximos e maior segurança para que investidores escolhessem a região.
Por causa da pista já duplicada, foram gerados empregos e atualmente pelo menos dois condomínios estejam sendo estruturados. E este é o fator que espera se repetir no novo trecho que está sendo requerido. Assim que as pistas sejam melhoradas e as condições de tráfego, novos empreendimentos surgirão. Também serão mais efetivas as políticas de desenvolvimento do turismo. A injeção de dinheiro, tanto público quanto privado no Turismo, depende essencialmente da oferta de uma malha de acesso por terra que traga segurança para as famílias e grupos.
Curso
21/setembro a 01/outubro
Online e Ao Vivo
Modelagem e Construção de Programas “Sustentáveis” de Manutenção para Redes Viárias
Fonte: Jornal da Região