Comitiva formada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Movimento Pró-Paraná conheceu detalhas do projeto no Litoral do Paraná.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, e uma comitiva composta pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o Movimento Pró-Paraná, além de autoridades, como o ex-governador Orlando Pessuti, realizaram na última semana uma visita técnica às obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. O objetivo foi acompanhar de perto o progresso das obras, que já atingiram 35,3% de execução.
Durante a visita, houve a apresentação do projeto e detalhes da obra, realizada pelo coordenador de Engenharia do Consórcio Nova Ponte, Álvaro Cavalcanti. Na sequência, foi realizado o acompanhamento das obras no mar e no canteiro central.
“Avançando de forma vigorosa, as obras devem estar concluídas em abril de 2026. Mais um sonho dos paranaenses se tornando realidade”, enfatizou Piana.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, acompanhou o grupo no canteiro central de obras e enalteceu o avanço dos trabalhos e a importância da construção da ponte para o Estado do Paraná.
“Talvez seja o último ano que a gente faça a travessia do ferry-boat. A gente precisava da ponte e enfrentamos diversos desafios. Muita gente contra, mas como somos mais fortes e muita gente também está a favor, conseguimos chegar hoje nos 35% de execução da obra. Temos a certeza de que em abril de 2026 vamos entregar essa obra”, destacou Furiatti.
A engenheira do DER/PR e fiscal da obra, Larissa Vieira, destacou a importância da fiscalização na construção da Ponte de Guaratuba. Ela explicou que o DER conta com um contrato de supervisão que auxilia na verificação dos projetos e na execução da obra.
“Temos um contrato de supervisão, que nos auxilia a fazer a verificação desses projetos e com relação à execução da obra. A gente também acompanha, e faz o controle tecnológico, controle geométrico, por amostragem, para verificar o trabalho do Consórcio Nova Ponte, se está atendendo todas as condições do edital e do termo de referência”, ressaltou.
O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, enfatizou a representatividade da obra para os paranaenses. “É uma etapa importante que a gente cumpre aqui acompanhando a obra e temos visto que ela está avançando dentro do cronograma. Em breve esperamos estar aqui também para testemunhar a inauguração. Agradeço a acolhida em nome das quatro entidades e contem conosco porque continuamos apoiando esta obra”, destacou.
O diretor de contrato da Ponte de Guaratuba, Luciano Pizzatto, apresentou os processos e detalhou o andamento das obras, destacando os avanços e os desafios técnicos envolvidos na construção. “Recebemos com grande alegria a visita das entidades que representam o setor de Engenharia do Paraná, em que tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento e informações a respeito do projeto da ponte de Guaratuba”, disse.
PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026. A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
TEMPO REAL – A construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento. Basta acessar a página www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL
Fonte: DER-PR