fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Vale do Paraíba mantém prazo de obras

A orientação é para que as obras continuem

A quarentena vigente no estado de São Paulo, que visa combater a disseminação do novo coronavírus, não tem prejudicado o andamento das principais obras públicas nas maiores cidades da região.

O setor de construção civil não foi atingido pelo decreto do governador João Doria (PSDB). A orientação é para que as obras continuem, respeitando cuidados como evitar aglomerações e redobrar a higiene.

Em São José dos Campos, por exemplo, segue prevista para a próxima segunda-feira, dia 30, a liberação para tráfego tanto o Arco da Inovação quanto a extensão completa da Via Cambuí.

No caso da Via Cambuí, dos 8,6 quilômetros de extensão, 3,5 quilômetros já foram liberados anteriormente – o prolongamento da rua Saigiro Nakamura, na Vila Industrial (300 metros), e a ligação entre as rotatórias da Estrada Aeroporto-Tamoios e do Recanto dos Eucaliptos (1,5 quilômetro) foram liberados no ano passado, e o trecho no entroncamento com a Avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Tatetuba (1,7 quilômetro), foi liberado em fevereiro desse ano.

Outras obras importantes seguem em andamento. Um exemplo é a construção de uma passagem de nível inferior na Rotatória do Gás, no Jardim Americano, na região leste de São José. O prazo de entrega segue previsto para 18 de maio.

O cronograma, no entanto, está atrasado – nos primeiros 15 meses, de 19 novembro de 2018 a 18 de fevereiro de 2020, a obra avançou apenas 60,03%, enquanto as planilhas previam que chegasse a 90,04% no período. Também segue em andamento a obra de conclusão da Arena de Esportes de São José. O prazo de entrega termina em dezembro desse ano.

Em Taubaté, as principais obras financiadas pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) também não pararam, apesar da pandemia do Covid-19. Um dos exemplos é o pacote de obras na região do Quiririm, que inclui o prolongamento da Estrada do Pinhão.

Esse pacote foi iniciado em dezembro de 2017 e deveria ter ficado pronto em dezembro de 2018. Após três prorrogações, o novo prazo é 29 de junho desse ano – o aumento no prazo foi acompanhado de uma alta no preço; a obra, inicialmente orçada em R$ 16 milhões, irá custar ao menos R$ 21,439 milhões, um acréscimo de 34%.

Também não foram interrompidas as obras do pacote do Barreiro, que inclui o alargamento da Estrada do Barreiro – elas deveriam ter sido entregues em junho de 2019, mas tiveram o prazo prorrogado para julho de 2020.

Outra obra que segue em andamento é a duplicação do viaduto do Cidade Jardim, com previsão de entrega para 26 de junho. O serviço inclui melhorias nos acessos dos quilômetros 111 e 113 da Via Dutra.

Curso
24 a 25 de abril
São Paulo – SP
Pavimentação de Rodovias e Vias Urbanas

Fonte: SP Rio Mais

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp