fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Uma das maiores obras viárias em execução no Brasil acontece no centro-norte de Minas Gerais

Uma das maiores obras de infraestrutura viária em andamento no Brasil fica em Minas Gerias. Tratam-se das obras de duplicação, restauração, melhorias e ampliação da BR-135, MG-231 e LMG-754, trecho administrado pela Concessionária Eco135, principal rota de interligação entre as regiões Nordeste e Sudeste/Sul do país.
Nos 364 quilômetros de trecho concessionado, a Eco135 vem realizando, desde maio de 2021, as obras de duplicação entre o Km 668,8 (Curvelo) e o Km 574,5 (Corinto), e já iniciando a limpeza da área a ser duplicada entre o Km 410 (Bocaiúva) e o Km 367,6 (Montes Claros).
Chamada de “Nova BR-135” conta também com a edificação de 13 novas passarelas, conservação de 41 pontes e viadutos, construção de vias de ligação e sete trevos em desnível (viadutos) ao longo da malha viária. Além disso, para ampliar a capacidade de tráfego do trecho, a concessionária construirá o contorno de Cordisburgo, e até seu 10º ano/concessão implantará 110 quilômetros de faixas adicionais na BR-135, entre Bocaiúva e Corinto, mais de 80 quilômetros de acostamentos na LMG-754, entre Curvelo e Cordisburgo, vias marginais, retornos, paradas de ônibus e melhorias em acessos aos municípios.
Nos três primeiros anos de concessão, a Eco135 investiu aproximadamente R$ 672 milhões em obras de modernização, restauração, melhorias e ampliações de sua malha viária.
Magnitude das obras
Com 136 quilômetros de extensão, a duplicação da BR-135 vem demandando grande quantidade de material para sua execução. Serão utilizadas para os trabalhos totais mais de 450 mil toneladas de asfalto, equivalente a mais de 30 mil caminhões carregados, 2.250 toneladas de aço, sendo 1.000 toneladas para construção e 1.250 toneladas para obras adicionais, além de 63 mil metros cúbicos de concreto na pavimentação das rodovias. Com isso, para dar mais agilidade aos serviços, a Eco135 instalou uma Unidade Industrial no trecho sul de sua concessão, no km 612, da BR-135, um canteiro de obras com 490 mil metros quadrados, equivalente a dois estádios do Mineirão.
“Ter o material próximo facilita o trabalho, principalmente em horários não comerciais, como à noite, por exemplo. Isso implica em eficiência quanto ao tempo e quanto à segurança”, destaca a concessionária.
Para suprir a demanda de uma das maiores obras em andamento no Brasil, mais de 50 equipes trabalham a todo vapor. Cerca de 2 mil trabalhadores atuam diretamente nas frentes de serviço, utilizando hoje 400 máquinas pesadas.
Os trabalhos seguem conforme programação, onde são previstas entregas parciais já em 2022.
As melhorias geradas pelas obras que a Eco135 vem realizando na região contribui para o desenvolvimento de novas atividades, como indústria, comércio e turismo, resultando na geração de novos postos de trabalho, além da redução no tempo de viagem e segurança aos usuários.
Anel Viário Leste de Montes Claros
Além das obras de duplicação e ampliação, a Eco135 assinou, no dia 29 de junho, junto ao Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA, o 1º Termo Aditivo ao Contrato SETOP 004/2018 para assumir a construção e melhorias do trecho leste do Anel Viário de Montes Claros.
Após décadas de espera, essa obra irá atender um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, onde serão implantados 14,09 quilômetros de melhorias e novas vias entre as BR-135, BR-365 e BR-251.
O empreendimento consiste na restauração e adequação de 9,64 quilômetros de trecho já existente e implantação de 4,45 quilômetros de novas vias. A “Estrada da Produção”, saída para Francisco Sá, com a LMG-653 está incorporada a este trecho.
Essa obra potencializará a retirada do tráfego de veículos pesados de trechos urbanos, priorizando a segurança dos pedestres, além de possibilitar uma melhoria logística para as indústrias da região.  O valor total das obras do Anel Viário é de R$ 230 milhões.
A expectativa é que as mobilizações para início dos trabalhos comecem em agosto de 2022 e gerem cerca de 500 empregos diretos e indiretos para a região. 
Repasse aos municípios                                                                                                                                    
Os 12 municípios do centro-norte mineiro, inseridos no trecho de concessão da Eco135, já receberam, desde 2019, um total de R$ 35.614.669,49 decorrentes dos repasses do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) que incide sobre a arrecadação das seis praças de pedágio.
O valor destinado mensalmente a cada município pode ser investido em qualquer segmento, como educação, saúde, infraestrutura, esporte, segurança e outras melhorias em prol da população. Além da geração de empregos e os investimentos que estão mudando a rodovia, a Eco135 traz mais esse incremento à região.
Fonte: WebTerra

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp