Um trecho de cerca de 11 km de pista simples, em pavimento de concreto, na BR-381, em Antônio Dias, está pronto para a liberação ao tráfego. O trecho inclui a liberação de dois túneis e mais uma ponte. A pista de concreto faz parte do lote 3.1 conhecido como “binário pista nova”. Já os túneis integram o lote 3.3. Contudo, a liberação oficial por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ainda é aguardada.
Segundo o movimento Nova 381, o tráfego no trecho aumentou significativamente com o transporte de minério de ferro por caminhões, antes transportado pela ferrovia. “A nova via pode melhorar a segurança e o conforto no trânsito neste trecho”, afirma o movimento.
As obras no trecho são de responsabilidade do Consórcio Brasil/Mota/Engesur. O desvio de 11km em pista simples, vai desde o km 303, conhecido como Fazenda Paracatu, até o km 314 na Ponte da Prainha. Liberado este trecho, o consórcio poderá então iniciar as obras no trecho da pista existente, duplicando efetivamente o trecho. A duração prevista deste segundo pacote de obras é de seis meses.
O desvio é de grande importância para a duplicação da BR-381, pois além de colocar em funcionamento os túneis Antônio Dias e Prainha, ambos do lote 3.3 concluídos em outubro de 2015, irá possibilitar que a construtora recupere e finalize, em aproximadamente seis meses, o trecho do binário da pista existente, para duplicar totalmente esse segmento.
Os dois túneis formam juntos uma extensão de 1.240 metros em pista dupla. Neste momento da obra, o trânsito nos túneis será liberado em pista simples, possibilitando a reforma da rodovia existente. De acordo com o consórcio responsável, os túneis serão sinalizados, iluminados e durante o período que funcionar em pista dupla contarão com a presença de guincho e ambulância para atender possíveis intercorrências.
Ponte Prainha
Além da liberação dos túneis, a nova ponte da Prainha – Obra de Arte Especial (OAE) – será liberada para o tráfego de veículos. Situada no KM 314, ela receberá futuramente o tráfego sentido Belo Horizonte em pista totalmente duplicada. Durante o período do desvio, a ponte receberá o trânsito nos dois sentidos, enquanto será realizada a demolição e construção de nova ponte Engenheiro Mascarenhas, conhecida por diversos acidentes ao longo dos anos.
Fonte: DeFato