Desde as 4h da madrugada desta segunda (11) teve início o transporte de mais de 200 vigas de concreto para as obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. O comboio com quatro carretas (para transporte de quatro vigas) saiu da Cassol, em Biguaçu- no km 180 da pista norte da BR-101, percorreu a rodovia no sentido norte (Curitiba) e faz o retorno na praça de pedágio de Porto Belo (km 157,4).
Na sequência, o comboio seguiu no sentido sul (Palhoça) até o km 192 – no acesso para rodovia SC-407 em Biguaçu – de onde seguiu viagem até o canteiro de obras. A estrada Geral dos Três Riachos também será uma via alternativa para trânsito deste ponto da BR-101 até as obras.
Até março de 2020
Elaborado com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o plano logístico prevê a saída de quatro caminhões por dia – sempre entre às 4h e 6h da madrugada, de segunda a sexta-feira. E a previsão é de que a operação prossiga até 20 de dezembro, com retomada em 14 de janeiro e continuidade até março de 2020 – quando deve ser concluído o transporte das 210 vigas. As carretas trafegam em velocidade compatível com a via – e não devem gerar interferência relevante sobre o tráfego.
As vigas medem cerca de 30 metros e serão usadas na construção de pontes e viadutos do Contorno. As primeiras serão instaladas na ponte sobre o Rio Biguaçu. Nesta semana, as obras do Contorno atingiram o pico de trabalhadores – com 1.313 operários atuando em diversas frentes de trabalho simultâneas ao longo de 34 quilômetros em obras, que representam 70% do total do traçado de 50 quilômetros da rodovia.
Sobre o Contorno
O Contorno Viário de Florianópolis está sendo construído pela Arteris Litoral Sul com o objetivo de desviar o tráfego de longa distância da BR-101, na região de Florianópolis. Os estudos realizados preveem que a rodovia irá proporcionar uma redução significativa na intensidade deste tráfego, melhorando a competitividade logística de Santa Catarina.
Com investimentos, até o momento, superiores a R$ 1 bilhão, o Contorno será uma rodovia classe zero, ou seja, um corredor expresso com velocidade operacional de 100 km/h em todo o percurso, seis acessos por meio de trevos, quatro túneis duplos, sete pontes, mais de 20 passagens em desnível e um total de 50 quilômetros de extensão, dos quais 34 já estão em obras. Saiba mais em www.contornodeflorianópolis.com.br
Fonte: OCP News