Concessionária Eixo SP inicia, nesta quinta (28), aplicação de método sustentável em corredor viário no interior de São PauloUma nova iniciativa tecnológica que visa o combate à poluição do meio ambiente será colocada em ação no Brasil, mais especificamente no interior de São Paulo. Trata-se de uma nova solução começa a ser adotada neste mês pela concessionária Eixo SP, responsável pela administração de 1,2 mil quilômetros de rodovias do Lote PiPa.
Segundo a empresa, as embalagens plásticas de alimentos que teriam descarte agora serão usadas na camada asfáltica de pavimento da Rodovia Washington Luís (SP-310), na região Central do Estado.
A aplicação desta tecnologia acontece nesta quinta-feira (28), e compreende o segmento de trecho da pista em Rio Claro (SP), do km 170 ao 171, pista sentido São Carlos (SP). Trazida da Holanda pela concessionária, essa tecnologia recebeu adaptações para as condições climáticas, ambientais e de carga dos veículos do Brasil.
“Para se ter ideia da dimensão do impacto positivo ao meio ambiente, somente neste um quilômetro de teste, serão utilizadas aproximadamente 200 mil embalagens plásticas. Se esta tecnologia fosse utilizada em todas as rodovias asfaltadas do Brasil, mais de 80 bilhões embalagens plásticas de alimentos poderiam ser eliminadas do meio ambiente” afirma Assis Villela, gerente de Pavimentação da Eixo SP e um dos idealizadores da pesquisa.
Etapas de produção do Asfalto com PlásticoDe acordo com a Eixo SP, nas Cooperativas de Reciclagem de Lixo parceiras do projeto, o plástico passa por uma seleção. Para o resultado esperado, foi estudado vários tipos de plástico que ofereceram resultados satisfatórios na composição do pavimento durante testes em laboratório realizados por mais de um ano.
Segundo a concessionária, essas embalagens plásticas de alimentos são moídas e passam por um tanque de lavagem para eliminar qualquer contaminação. Depois, são aglutinadas até serem transformadas em uma massa plástica, que toma formato de pequenos grãos de plástico do tamanho de uma ervilha.
Na usina de asfalto, esses grãos de plásticos são misturados com pedras dentro de um grande tambor aquecido a altas temperaturas, até atingirem a consistência ideal.
Após todas essas etapas e com todos os controles e testes laboratoriais realizados, o Asfalto com Plástico está pronto para ir à obra e ser executado na rodovia.
Logística ReversaO projeto Asfalto com Plástico será realizado e submetido a novos testes de laboratório e em pista nos próximos dias. Os parâmetros encontrados nos testes indicarão sua qualidade em relação ao pavimento executado com o asfalto comum. “A Eixo SP busca alternativas sustentáveis em sua operação e esta alternativa é um ganho para o meio ambiente e a geração de emprego e renda, por meio da demanda aquecida do plástico que passa a ser adquirido das cooperativas parceiras”, acrescenta Assis.
Segundo Assis, a ampliação do uso da tecnologia em outras três frentes regionais de trabalho – hoje as equipes de manutenção são dividias em Itirapina, São Pedro, Marília e Martinópolis -, vai estimular o uso do material reciclável de outras cooperativas especializadas na coleta seletiva dos municípios, contribuindo com a geração de trabalho e renda por meio da logística reversa.
SustentabilidadeA concessionária Eixo SP é uma empresa que tem adotado os conceitos da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Entre as políticas estabelecidas na gestão da maior extensão rodoviária sob concessão do país, estão projetos de uso de energia limpa.
“A economia verde já é uma realidade nas operações da Eixo SP, que em dois anos de atividade já insere mais uma inovação, desta vez, nas obras de pavimento. Ao mesmo tempo, a Concessionária utiliza veículos elétricos nas operações de balança móvel e suas instalações são alimentadas por energia fotovoltaica. A empresa caminha com responsabilidade ambiental e tecnologia, conceitos para que a Concessão seja autossustentável e cause impacto mínimo ao meio ambiente”, conclui Sergio Santillan, diretor-presidente da Eixo SP.
Sobre a Eixo SPA Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Mais informações, visite o site: www.eixosp.com.br.
Fonte: Estradas