Acordo destrava investimentos de R$ 1,5 bilhão e deve gerar empregos diretos no Litoral Norte
A retomada das obras dos contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião, paralisadas desde 2018 e pertencentes à duplicação da Rodovia dos Tamoios, vai gerar 2.000 novos empregos, segundo estimativa do governo João Doria (PSDB).
O contorno foi anunciado em 2013, durante o governo Geraldo Alckmin (PSDB), mais foi paralisado em 2018 por uma série de problemas com a empreiteira.
Após sucessivos adiamentos, Dori anunciou entendimento com a Concessionária Tamoios para a incorporação e retomada dos trabalhos. A empresa faz parte do grupo responsável pela duplicação da serra da Tamoios, que deve ser entregue em março de 2022.
O acordo destrava investimentos de R$ 1,5 bilhão e deve gerar 2.000 empregos diretos no Litoral Norte, segundo Doria.
“Nos próximos 15 dias, os canteiros serão instalados e teremos a retomada de uma das principais obras de nosso estado”, disse o governador de São Paulo, que deve visitar a região na retomada das obras. “Foi um desafio para a nossa gestão resolver mais este gargalo e promover um novo corredor logístico no nosso estado”.
O pacote prevê 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis. A nova via terá 33,9 km de extensão e proporcionará, segundo o governo, “aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e aos polos de turismo do Litoral Norte”.
Os contornos da Tamoios vão beneficiar diretamente mais de 249 mil habitantes nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
CRONOGRAMA
O prazo para conclusão das obras é de 26 meses após o início dos serviços, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
“A conclusão dos contornos é fundamental na matriz de logística de São Paulo para agilizar o escoamento da produção para o Porto de São Sebastião. As obras também vão melhorar o tráfego em Caraguatatuba e São Sebastião e incrementar o turismo no Litoral Norte, gerando emprego e renda”, afirmou João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes.
“Com a conclusão desta obra, os caminhões e carretas terão uma nova opção de trajeto mais seguro. Outro ganho estará na redução do gargalo do trânsito urbano local e de longa distância, principalmente durante a alta temporada”, disse Milton Persoli, diretor-geral da Artesp (Agência Reguladora de Transportes).
CADERNO
As obras da Rodovia dos Tamoios foram tema, em abril deste ano, do projeto O Brasil do Futuro de OVALE, que discutiu o cenário com autoridades e especialistas. O jornal também fez um caderno especial sobre o assunto, que pode ser acessado por meio deste link.
Fonte: O Vale
