Evento será ministrado pelo engenheiro e analista de Infraestrutura de Transportes do Dnit
O engenheiro e analista de Infraestrutura de Transportes do Dnit, Luiz Heleno Albuquerque Filho, coordenador da equipe que elaborou o atual Sistema de Custos Referenciais de Obras – Sicro, faz palestra em Salvador entre os dias 05 e 08 de fevereiro.
O curso tem por objetivo fornecer aos técnicos e profissionais elementos básicos de Engenharia de Custos, principalmente os conceitos e as discussões afetas à definição dos custos diretos das obras de infraestrutura de transportes, particularmente da mão de obra, dos equipamentos, das atividades auxiliares e das cargas e descargas de materiais.
Tem também como meta discutir a formação de custos de canteiros de obras, de administração local e de mobilização e desmobilização, a estimativa e a parametrização de custos, técnicas importantes sob a égide da contratação integrada, os procedimentos para elaboração e atualização de orçamentos de obras e apresentação dos principais sistemas de custos de infraestrutura de transportes, com ênfase no antigo Sistema de Custos Rodoviários (Sicro 2) e no vigente Sicro.
Público-alvo – o curso tem como público-alvo Empresas Construtoras, Empresas de Consultoria (fiscalização, supervisão e gerenciamento dos serviços), DNIT, DERs e Secretarias de Estado de Infraestrutura, Prefeituras e Secretarias Municipais envolvidas com pavimentação urbana, Caixa Econômica Federal, BID e demais agentes financiadores de obras públicas, Controladorias Internas e Tribunais de Contas.
Essencial para engenheiros e projetistas, o Sicro é uma tabela usada nacionalmente, criada e aperfeiçoada pelo Dnit para estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras.
Para o instrutor Luiz Heleno, “a utilização do Sicro na elaboração de orçamentos de obras tem permitido ao Governo Federal licitar e contratar obras e serviços de engenharia com mais segurança e transparência na aplicação de seus recursos”.
O engenheiro Luiz Heleno Albuquerque Filho é Mestre em Geotecnia e foi, durante oito anos, o responsável pela coordenação dos trabalhos de elaboração do Novo Sicro. Foi também professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e possui larga experiência na área de infraestrutura de vias terrestres, de superestrutura ferroviária, de engenharia de custos e formação de preços de obras públicas, além de geotecnia aplicada à mineração, especialmente em investigação geotécnica de campo e barragens de rejeitos. Conta ainda com diversos trabalhos publicados em congressos na Holanda, Portugal, Reino Unido e em vários estados brasileiros.