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São Paulo tem as melhores ligações rodoviárias do País

A malha rodoviária paulista sob concessão tem as melhores rodovias do País, de acordo com a 23ª Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional do Transporte. Das 20 melhores ligações rodoviárias avaliadas pelo órgão, 17 recebem investimentos do Programa de Concessões Rodoviárias.

A Rodovia D. Pedro I (SP 65) é considerada a melhor rodovia do País pela primeira vez, em ligação entre Campinas e Jacareí com acesso pela SP 340. O corredor é operado pelas Concessionárias Rota das Bandeiras e Renovias. Em segundo lugar, aparece a Rodovia dos Bandeirantes (SP 348), seguida do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP 70).

Foram avaliados 108.863 quilômetros de rodovias. Outro dado apurado pela CNT demonstra que a malha rodoviária que passa por São Paulo é a melhor do Brasil, com 81,8% de sua extensão classificada como ótima ou boa. Considerando todo o País, 59% dos trechos avaliados apresentaram estado geral com classificação regular, ruim ou péssima.

Abaixo, o ranking da CNT com as melhores rodovias do País:

1º – Ligação Campinas – Jacareí: SP 065 – Rod. D. Pedro I e SP 340 Rod. Gov. Adhemar Pereira de Barros – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Rota das Bandeiras e Renovias;

2° – Ligação São Paulo – Limeira: SP-310 / SP-348 Rod. dos Bandeirantes – Classificado como ótimo, o trecho é administrado e operado pela concessionária Autoban;

3º – Ligação São Paulo – Taubaté: SP 070 – Sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela Ecopistas;

4º – Ligação Bauru – Itirapina: SP 225 – Rod. Comte. João Ribeiro de Barros e Rod. Eng. Paulo Nilo Romano – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Centrovias;

5°- Ligação São Paulo – Itaí – Espirito Santo do Turvo: SP-280/SP-255 – Rod. Castello Branco e Rod. João Melão – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias ViaOeste, Rodovias das Colinas e SPVias;

6º – Ligação Campo Coxo – Eleutério: SP-191/SP-352 – Rod. Wilson Finardi e Rod. Comendador Virgolino de Oliveira – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Intervias e pelo DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo);

7º – Ligação Piracicaba – Mogi Mirim: SP-147 – Rod. Engenheiro João Tosello – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pela concessionária Intervias;

8º – Ligação São Paulo – Uberaba: SP 330 – Rod. Anhanguera – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Autoban, Autovias, Intervias e Entrevias;

9º – Ligação Barretos – Bueno de Andrade: SP 326 – Rod. Brig. Faria Lima – Classificado como ótimo, o trecho é administrado pelas concessionárias Triângulo do Sol e Tebe;

10° – Ligação Rio de Janeiro (RJ) – São Paulo: BR 116 – Rodovia federal.

Confira aqui 10 fatos revelados pela Pesquisa CNT de rodovias 2019 no Brasil

1 – Estado Geral 59,0% da malha rodoviária pavimentada apresenta algum tipo de problema, sendo considerada regular, ruim ou péssima. 41,0% da malha é considerada ótima ou boa.

2 – Pavimento Apresenta problemas em 52,4% da extensão avaliada. 47,6% têm condição satisfatória. Em 0,9%, o pavimento está totalmente destruído.

3 – Sinalização 48,1% da extensão é considerada regular, ruim ou péssima. 51,9%, ótima ou boa. A faixa central é inexistente em 6,6% da extensão e as faixas laterais são inexistentes em 11,5%.

4 – Geometria da via 76,3% da extensão é deficitária e 23,7%, ótima ou boa. As pistas simples predominam em 85,8%. Falta acostamento em 45,5% dos trechos avaliados. Nos trechos com curvas perigosas, em 41,7% não há acostamento nem defensa.

5 – Pontos críticos A pesquisa identifica 797 no Brasil, sendo 130 erosões na pista, 26 quedas de barreira, 2 pontes caídas e 639 trechos com buracos grandes.

6 – Custo operacional As condições do pavimento geram um aumento de custo operacional do transporte de 28,5%. Isso reflete na competitividade do Brasil e no preço dos produtos.

7 – Investimentos necessários Para recuperar as rodovias no Brasil, com ações emergenciais, de manutenção e de reconstrução, são necessários R$ 38,60 bilhões.

8 – Investimentos em 2019 Do total de recursos autorizados pelo governo federal para infraestrutura rodoviária especificamente no Brasil em 2019 (R$ 6,20 bilhões), foram investidos R$ 4,78 bilhões até setembro (77,1%).

9 – Custo dos acidentes O prejuízo gerado pelos acidentes foi de R$ 9,73 bilhões em 2018. No mesmo período, o governo gastou R$ 7,48 bilhões com obras de infraestrutura rodoviária de transporte.

10 – Meio ambiente Em 2019, estima-se que haverá um consumo desnecessário de 931,8 milhões de litros de diesel devido à má qualidade do pavimento. Esse desperdício custará R$ 3,30 bilhões aos transportadores.

Fontes: CNT e Governo de São Paulo

Curso
06 a 09 de novembro
Foz do Iguaçu – PR
Pavimentação e Restauração de Obras Rodoviárias e Urbanas

Fontes: CNT e Governo de São Paulo

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