Evento discutirá as principais técnicas em pavimentação asfáltica
O Brasil é um país eminentemente rodoviarista, no qual 75% das mercadorias têm seu escoamento feito pela malha rodoviária. Além disso, é o país que tem a maior concentração rodoviária de transporte de passageiros entre as principais economias mundiais. Esse predomínio do modo rodoviário em sua estrutura de transportes tem um alto custo: a constante manutenção e restauração de sua extensa malha rodoviária.
Visando detalhar de modo profundo o assunto e apresentar as principais técnicas em pavimentação, será realizada em São Paulo, de 7 a 10 de dezembro, a Semana da Restauração de Pavimentos, com o maior especialista do país no setor, o engenheiro Elci Pessoa Jr.
O evento, que será também realizado de modo on-line e ao vivo para todo o Brasil, abordará, além da restauração de Pavimentos Asfálticos, outros assuntos complementares, como o Traço para CAUQ – Elaboração, análise e monitoramento –, e Imprimação e Pintura de Ligação: Técnicas Avançadas em Rodovias e Vias Urbanas.
Autor do Manual de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana, da Editora Oficina de Textos, Elci Pessoa Jr. irá apresentar os conceitos e técnicas de execução e fiscalização dos serviços inerentes à restauração de pavimentos asfálticos, em obras rodoviárias e vias urbanas, onde são estudadas as soluções mais indicadas para cada patologia verificada, com foco nos detalhes técnicos de execução, fiscalização, medição e orçamento.
Segundo Elci, que é também consultor internacional do NIRAS-IP CONSULT GmbH (Alemanha), para supervisão de Obras Rodoviárias, é fato que não só precisamos investir mais em conservação e restauração rodoviárias, mas também investir melhor. “Muitas vezes as soluções mais executadas não são as mais econômicas nem as que proporcionam os melhores resultados – há limites, por exemplo, em termos de percentuais de área comprometida, em que remendos localizados deixam de ser mais vantajosos, inclusive quanto a custos iniciais, em relação a fresagens totais ou reciclagens de pavimentos, e isso costuma surpreender muita gente”, explica o engenheiro.