A Superintendência de Obras Públicas/SUCOP, da prefeitura de Salvador, Bahia, tornou público no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22 de junho, o resultado final da licitação RDC Presencial nº 003/2019 para elaboração de projetos e execução de obras de infraestrutura para implantação do Corredor Parque da Cidade-Pituba (Trecho 3).
A empresa vencedora do certame, a Engetec Construções e Montagens S/A, foi homologada e adjudicada pela Comissão Licitante, com valor global de R$ 37.691.800,00.
O Trecho 3, com 1,8 km, liga o Parque da Cidade ao bairro da Pituba, e prevê a implantação das estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que integrará com outros modais.
A prefeitura da capital da Bahia afirma que, uma vez concluído, o BRT vai diminuir o tempo de tráfego nas vias através de corredores exclusivos, onde trafegará um ônibus articulado, mais rápido e confortável.
O trecho 1 está em construção, com obras sendo executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.
O sistema será integrado ao metrô.
Esse trecho, de 2,9 km de extensão, ligará o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô).
Com capacidade para 31 mil pessoas por hora, em horários de pico, o BRT terá ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros.
A velocidade comercial de operação é estimada entre 25 a 40 km/h.
Já a segunda etapa terá sete quilômetros de extensão, contemplando a construção de seis estações, sendo quatro na Avenida Vasco da Gama e outras duas na Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.
O edital de licitação da obra foi lançado em agosto de 2019. O Aviso de licitação/concorrência foi publicado em fevereiro deste ano. Relembre: Salvador lança licitação para expansão do BRT
Curso
01 a 04 de julho
Online e Ao Vivo
Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO
Fonte: Diário do Transporte