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Rodovias entre Rio e Valadares terão aportes de R$ 20 bilhões

Trecho concessionado compreende 726,9 quilômetros
A EcoRioMinas, do grupo EcoRodovias, assumiu ontem a concessão dos 726,9 quilômetros do sistema Rio de Janeiro (RJ) – Governador Valadares (Vale do Rio Doce), que compreende as rodovias BR-116 (RJ/MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (RJ), cortando 36 municípios dos dois estados. Em 30 anos de concessão, a concessionária vai investir R$ 11 bilhões em todo o sistema. Outros R$ 9,9 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$ 20 bilhões.
Investimentos que deverão gerar 154.719 empregos (diretos, indiretos e efeito-renda), de acordo com estimativa do governo federal. Entre as ações previstas para o primeiro ano de concessão, estão serviços de conservação da rodovia, como roçada, capina e limpeza da pista, a recuperação da pavimentação, revitalização de pontes, viadutos e da sinalização horizontal, assim como a implantação de placas de trânsito.
Segundo a EcoRioMinas, esses trabalhos iniciais envolvem obras prioritárias que mitigam riscos de acidentes e desconforto aos usuários. E já começaram ontem no trecho mineiro da BR-116, com 21 equipes simultâneas de conservação e duas equipes de tapa buraco atuando ao longo do percurso.
Já as obras de ampliação da capacidade das vias, com entregas previstas a partir do quarto ano de concessão, contemplam mais de 303 quilômetros de duplicações, 255 quilômetros de faixas adicionais e 85,5 quilômetros de vias marginais em toda a Rio-Valadares. No trecho mineiro, serão 192 quilômetros de duplicação, 130 quilômetros de faixas adicionais e 23 quilômetros de vias marginais. A previsão é que a duplicação em Minas Gerais seja iniciada pelo trecho urbano de Governador Valadares.
“Neste primeiro momento, vamos focar em deixar as rodovias mais confortáveis e seguras, melhorando pavimentação, sinalização, implantando cercas e elementos de segurança, como defensas metálicas e barreiras de concreto. Em paralelo, planejamos as grandes obras previstas no contrato de concessão”, explicou o diretor-superintendente da EcoRioMinas, Luís Carlos Lima Salvador.
O início das operações inclui, além das obras de melhorias no trecho, a prestação de serviços médicos e mecânicos gratuitos durante 24 horas. A nova concessionária deverá seguir rigorosos parâmetros de atendimento médico e mecânico com uma frota composta por 29 ambulâncias, 19 guinchos, 5 caminhões pipa e 5 caminhões de resgate de animais, entre outros.
Além disso, todo o pavimento das rodovias será recuperado e serão construídos dois pontos de parada e descanso para caminhoneiros. Os usuários também contarão com conectividade ao longo das rodovias para a comunicação com o serviço de atendimento da concessionária.
Está prevista a construção de 154 dispositivos, — entre trevos, viadutos, passagens inferiores, alças e retornos — além da implantação de 57 passagens de fauna e de 1,6 quilômetros de ciclovias. Nos trechos urbanos, a EcoRioMinas vai instalar 75 passarelas de pedestres e 462 pontos de ônibus. Ao longo do sistema rodoviário, haverá dois pontos de paradas e descanso para os caminhoneiros.
A EcoRioMinas faz parte da EcoRodovias que, com a nova concessão, arrematada este ano, se tornou o grupo com maior extensão de malha rodoviária do Brasil. Atualmente, a EcoRodovias administra dez concessões de rodovias que somam mais de 4 mil quilômetros de extensão.
Pedágio na BR-116O pedágio começou a ser cobrado ontem, com valor inferior ao exigido anteriormente nas três praças em funcionamento no trecho da BR-116, localizadas em Magé, na Baixada Fluminense. Um sistema inteligente permite que, a cada passagem, o percentual de desconto vá aumentando.
Na trigésima viagem, o motorista alcança a tarifa mínima, que pode chegar a R$ 0,02, no caso das praças de Magé. Esse valor mínimo fica congelado e passa a valer para as demais travessias realizadas dentro do mesmo mês. Quando virar o mês, a tarifa volta ao valor total e reinicia um novo ciclo de descontos. Para isso, basta o usuário possuir um tag válido em seu veículo.
No Rio de Janeiro, a malha rodoviária concessionada liga a capital fluminense ao Leste de Minas e inclui o Arco Metropolitano, a Região Serrana do Rio de Janeiro e o Porto de Itaguaí, formando um importante corredor logístico entre o Sul e o Nordeste do Brasil. Em Minas, a concessão abrange o trecho da BR-116 entre o km 408,5 e o km 818,1, que vai da Valadares a Além Paraíba, ligando cidades como Leopoldina, Muriaé, Caratinga e Alpercata.
Fonte: Diário do Comércio

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