Iniciada em 2016, a duplicação da BR-163, em dois trechos que juntos totalizam 112 quilômetros, deveria ter sido concluída no ano passado conforme as previsões iniciais, mas as obras ainda estão em andamento.
No trecho entre Cascavel e Marmelândia (distrito de Capanema), que totalizam 73,4 quilômetros, foram concluídos cerca de 70% das obras. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras seguem em ritmo normal, mas o andamento e sua conclusão estão vinculados à disponibilidade de recursos orçamentários, o que significa que, em caso de contingenciamento de verbas, as obras podem parar temporariamente ou desacelerar o ritmo.
Pela licitação, realizada ainda em 2014, o consórcio composto pelas empresas Sanches Tripoloni e Maia Melo receberão R$ 579 milhões para executar as obras. De acordo com o DNIT, até o mês de julho, o governo federal já havia pagado ao consórcio R$ 403,2 milhões.
Faz parte das obras a construção de uma nova ponte sobre o Rio Iguaçu, que está bem adiantada. A ponte terá 478,5m de extensão, 162m de vão livre (o maior do Paraná), 11 pilares com 10m cravados na rocha, 11 metros acima da água e 2,25m de diâmetro de fundação. Com duas faixas de rodagem, a ponte terá 13m de largura, incluindo passarela de pedestres.
Um trecho da duplicação de aproximadamente 20 quilômetros entre o Contorno Oeste, em Cascavel, e o distrito de Santa Maria, em Santa Tereza do Oeste, foi liberado para o tráfego de veículos.
Toledo/Marechal
O outro trecho de duplicação é entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, em um trecho de 38,9 quilômetros. Neste caso, a obra está sendo executada pelo consórcio formado pelas empresas Técnica Viária, Castilho e Urbaniza. O custo será de R$ 306,5 milhões e já foram pagos, até julho, R$ 144,5 milhões. Juntos, os dois trechos custarão R$ 885,5 milhões. Segundo o DNIT, o percentual de avanço das obras é de 47%.
Em maio, o DNIT liberou o tráfego em mais 19,4 quilômetros pavimentados de estrada.
Fonte: CGN