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R$ 293,7 milhões: edital de duplicação entre Guarapuava e Turvo tem resultado final

São 27,02 quilômetros da PRC-466 que vão ganhar uma nova pista de pavimento de concreto, enquanto a pista existente será restaurada também com pavimento de concreto. Processo segue para homologação do resultado e depois assinatura de contrato.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou no último dia 24 o resultado final da licitação para duplicar em concreto e restaurar em concreto a PRC-466 entre Turvo, na região central, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul.

O Consórcio Dalba/CLC, formado pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., foi confirmado como o vencedor da disputa, após as demais participantes não terem registrado recurso quanto ao resultado anterior. Agora o processo segue para homologação do resultado e depois assinatura de contrato.

O investimento será de R$ 293.750.000,00, prevendo implantação de 27,02 quilômetros de nova pista de pavimento rígido de concreto, sendo duas faixas de tráfego de 3,6 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros. Também será realizada a restauração da pista existente pela técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto.

As pistas serão separadas por um canteiro central, exceto nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha, onde serão implantadas barreiras de concreto New Jersey separando os dois sentidos de tráfego. Nestes trechos também serão executadas vias marginais em pavimento asfáltico, com sentido único em cada lado da rodovia.

O município e o distrito ganharão novos viadutos do tipo diamante, em que os usuários podem entrar e sair da pista pela faixa da direita, com rótulas dos dois lados do viaduto, disciplinando o tráfego municipal e o acesso à PRC-466.

Também está prevista uma nova ponte sobre o Rio Turvo ao lado da estrutura existente, e a implantação de retornos com geometria do tipo “U” a cada seis quilômetros. Serão executados ainda abrigos para parada de ônibus, calçadas, iluminação pública, expansão do sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical, e instalação de dispositivos de segurança viária.

OUTROS TRECHOS – O DER/PR já está executando a duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava, trecho de 11,52 quilômetros. O investimento nesta obra é de R$ 118.000.000,00 e inclui uma nova ponte sobre o Rio Coitinho.

Na última semana, o órgão também publicou o edital da duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, trecho de 45,5 quilômetros. Para esta obra estão previstos três viadutos, duas pontes e uma passarela. A sessão de disputa está marcada para o dia 6 de dezembro.

Fonte: DER-PR

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