Devem ser feitos: prolongamento da Marginal, mudanças nos viadutos da Jamel Cecílio e Leste Universitário, além de uma ponte na Avenida Alpes. Tudo orçado em R$ 61,5 milhões.
Quatro obras orçadas em R$ 61,5 milhões estão previstas, a partir deste mês, para desafogar o trânsito de Goiânia, segundo a Prefeitura. Uma delas será um viaduto no cruzamento da Marginal Botafogo com a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, local apontado por motoristas como crítico em horários de pico.
Outra estrutura semelhante deve ser iniciada no segundo semestre deste ano ligando o Setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo. Uma ponte também vai ser construída na Avenida Alpes. O viaduto sobre a Jamel Cecílio faz parte de outro projeto que é o prolongamento da Marginal Botafogo, indo da Avenida 136 até a 2° Radial.
Com previsão de início para este mês, a obra do prolongamento está orçada em R$ 14,9 milhões. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), além deste valor, serão investidos quase R$ 30,4 milhões no viaduto da Jamel Cecílio com a Marginal. A previsão é que esta construção comece em julho, segundo a Prefeitura.
O G1 pediu detalhes das licitações e para ter acesso aos projetos, além da data precisa do início das obras e suas durações, mas a assessoria da Seinfra informou que um lançamento oficial com todos os detalhes das intervenções vai acontecer, ainda sem data prevista.
No entanto, em fevereiro deste ano, comerciantes da Jamel Cecílio e representantes da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) se reuniram na Câmara de Goiânia com representantes da Prefeitura para tirar dúvidas sobre a construção do viaduto no cruzamento com a Marginal Botafogo e Alameda Leopoldo de Bulhões.
Conforme foi apresentado na ocasião, a obra consiste na construção de um elevado na Jamel Cecílio com o objetivo de eliminar o cruzamento com a Marginal Botafogo e a Alameda Leopoldo de Bulhões. Segundo o projeto apresentado na reunião, as pistas da Marginal serão rebaixadas e uma rotatória será construída para dar acesso à Leopoldo de Bulhões.
De acordo com a proposta mostrada aos comerciantes, o complexo viário será composto por três níveis de passagem, assim como o do encontro das avenidas T-63 e 85. Ao mesmo tempo, a Marginal será prolongada da Jamel Cecílio até a Avenida 2ª Radial. O sentido contrário não está previsto, por enquanto, porque dependeria de desapropriações.
Os comerciantes manifestaram o interesse de mudar o projeto para que a Jamel Cecílio fosse rebaixada ou mantida no nível atual. Contudo, o diretor de políticas e programação de obras públicas da Seinfra, Carlo Henrique de Oliveira, disse, na reunião, que isso não é possível devido ao Córrego Botafogo cruzar a via por baixo dela.
“Manter a avenida como está e fazer somente uma trincheira para a marginal não vai resolver o problema. Se for assim, é melhor nem fazer porque será desperdício de dinheiro”, disse Carlos Henrique. Ele acrescentou que, após o início, a obra deve ser terminada em até um ano e 4 meses.
O professor universitário Rodrigo Cotrin passa de carro com frequência pelo local onde a obra será feita, acha importante a construção, mas faz uma ponderação.
“É interessante a construção do viaduto desde que ele seja economicamente viável”, afirmou.
Vendedor ambulante de frutas há 7 meses no cruzamento da Jamel com a Marginal, Jhonatan Santos acredita que a obra será importante para acabar com os acidentes.
“Volta e meia tem uns acidentes, um carro bate na traseira do outro. Melhoraria o trânsito e ficaria bom até para os motociclistas e pedestres”, disse o vendedor.
Do Leste Universitário ao Novo Mundo
Outra obra já anunciada para julho é um viaduto para facilitar o acesso entre o Leste Universitário e o Jardim Novo Mundo. A Avenida Anhanguera absorve a maior parte do trânsito de quem se desloca, por exemplo, do Setor Central para o bairro. Não é difícil para o motorista perder tempo em congestionamentos durante os horários de maior movimento.
O viaduto, orçado em R$ 9,2 milhões, passará em uma área entre a subestação da Enel e a Saneamento de Goiás (Saneago), no Setor Leste Universitário. A Rua 117, atualmente sem saída e servindo de estacionamento, vai ser aberta e uma estrutura será erguida até o Novo Mundo, passando por cima da BR-153. A Prefeitura não informou ao G1 como está a liberação da obra, já que prevê intervenções na área da rodovia federal.
Já a Ponte Avenida Alpes, também com início previsto para julho de 2019, está orçada em R$ 7,2 milhões e será sobre o Córrego Cascavel. A Seinfra também não deu detalhes sobre a construção.
Previsões
Prolongamento da Marginal Botafogo da Av. 136 até a 2° Radial:
- Inicio: maio de 2019
- Valor: R$ 14.974.650,55
Viaduto Jamel Cecílio com Marginal Botafogo:
- Início: julho de 2019
- Valor: R$ 30.393.477,41
Viaduto do Jardim Novo Mundo:
- Início: julho de 2019
- Valor: R$ 9.255.297,90
Ponte Avenida Alpes:
- Inicio: julho de 2019
- Valor: R$ 7.278.769,84
Fonte: G1