Prometida para 2020, nova ligação viária interligará os bairros de Pirituba e da Lapa, criando alternativas para o deslocamento diário de aproximadamente 115 mil pessoas
Nova ponte permitirá a redução em até 36 minutos por dia do tempo das viagens de ônibus entre os terminais Pirituba e Lapa, e de 15 minutos por dia para viagens com transporte individual (Créditos: divulgação/ Prefeitura de São Paulo)
12/06/2019 | 17:14 – A Prefeitura de São Paulo iniciou as obras de construção da nova ponte na Marginal Tietê, que irá interligar os bairros de Pirituba e da Lapa. O projeto, que deverá ser entregue no final de 2020, visa melhorar a mobilidade urbana da zona oeste da capital paulista, criando alternativas para o deslocamento diário de aproximadamente 115 mil pessoas.
De acordo com a gestão municipal, a via terá início na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, em Pirituba, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro, na Lapa. A primeira etapa das obras deve durar 18 meses e abrange a implantação de uma ponte dupla com três faixas de rolamento de cada lado, dos quais duas serão exclusivas para veículos e uma para ônibus. O projeto também inclui uma ciclovia.
Está prevista, ainda, a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e 900 metros de galerias de drenagem.
Conforme estudos de tráfego realizados pela Prefeitura, a via permitirá a redução, em até 36 minutos por dia, do tempo das viagens de ônibus entre os terminais Pirituba e Lapa. Com relação aos usuários do transporte individual, o tempo será encurtado em 15 minutos por dia.
O projeto tem valor estimado em R$ 386,5 milhões, incluindo gastos com desapropriações, enterramento de redes,
compensações ambientais e fiscalização da obra.
Fonte: www.aecweb.com.br