Perto do início do último ano de mandato do governo Udo, a obra que seria a principal marca da administração em mobilidade ainda não tem data para iniciar: como a prefeitura aguarda o sinal verde do licenciamento ambiental, em análise no IMA, o edital para a Ponte Joinville ainda não pode ser lançado. Mas a licença ambiental está longe de ser o motivo do atraso na obra que deveria estar pronta em 2015, se fosse atendido o cronograma inicial.
Prevista no Plano Viário de 1973, assim como outras obras que não saíram do papel, a ponte de 833 metros entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista será uma nova ligação entre as zonas Sul e Leste de Joinville. Ressuscitada no plano de governo do primeiro mandato de Udo, a obra não saiu porque a licença ambiental era mais complexa do que a prevista na largada. Também foi preciso fazer o projeto executivo. A fonte de recursos para bancar a obra, um empréstimo de US$ 40 milhões com o Fonplata (um fundo de financiamento) seria garantida de forma efetiva somente entre 2017 e 2018.
Neste momento, não há como prever quando o edital será lançado porque a licença está em análise. Se o órgão ambiental determinar alterações no projeto, vai ainda mais um tempo até que sejam feitas as adequações. Só depois disso, a concorrência da ponte será lançada. Antes disso, é preciso que esteja definido o modelo de licitação a ser adotado, assim como apresentar o edital ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ainda há muito a percorrer até a Ponte Joinville virar realidade.
Curso
09 a 14 de dezembro
Porto Alegre – RS
Gerenciamento, Pavimentação e Restauração de Obras Rodoviárias e Vias Urbanas
Fonte: NSC Total