Começaram nesta segunda-feira (19) a instalação das estacas metálicas da Ponte Joinville. Com 12 metros de altura e pesando 1,2 tonelada, a implantação das estruturas começou pela avenida Alwino Hansen, nas margens do bairro Adhemar Garcia. Ao todo, a obra custa R$ 296 milhões.
De acordo com informações da prefeitura de Joinville, neste trecho, de aproximadamente 200 metros, serão 192 pontos de sustentação. Na outra margem, no bairro Boa Vista, serão 48 pontos de sustentação As estacas de aço serão a fundação da Ponte Joinville. Cada metro da estaca pesa aproximadamente 107 quilos, o que faz com que cada peça ultrapasse 1 tonelada.
Dependendo do solo, as estacas podem chegar a 20 e 40 metros de profundidade. As peças são soldadas uma sobre a outra até que se alcance o comprimento necessário para a produção das caixarias de concreto.
Segundo o diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Paulo Mendes Castro, os trabalhos de preparação para o início da Ponte Joinville já estavam em ritmo acelerado nos últimos dois meses.
— Essa fase inicial da construção da Ponte Joinville é fruto de um complexo planejamento para fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra, que culminou com a cravação da primeira estaca — informa o diretor.
Este estágio da construção envolve cerca de 50 trabalhadores da construtora vencedora da licitação para a execução da obra, mas que deve ter 500 funcionários no auge da execução dos trabalhos.
A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, garantindo duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres.
A estrutura será uma ligação desde a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira e se conectando com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.
A expectativa é que diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra. O prazo para execução da obra é de 24 meses, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Fonte: NSC