MANAUS – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciou
que somente em 2021 começará a pavimentação de 52 quilômetros da rodovia
BR-319 (Manaus-Porto Velho/RO). Em videoconferência na manhã desta
segunda-feira, 21, o ministro afirmou que será
aproveitado o período de chuvas na estrada neste ano, de outubro deste
ano até junho de 2021, para elaboração dos projetos de engenharia.
Segundo Freitas, o Ministério da Infraestrutura divulgará nesta
terça-feira, 22, o resultado do edital para contratação da empresa que
vai elaborar os projetos básico e executivo e realizar a pavimentação e
recuperação do lote C – conhecido como lote Charlie
–, entre os quilômetros 198 e 250.
Tarcísio Freitas afirmou que outros trabalhos podem começar ainda
este ano. São serviços especiais como bueiros, pontes, travessias de
fauna. “E a ideia é que no ano que vem, aí com o projeto aprovado, a
gente possa iniciar a todo vapor essa pavimentação
desses primeiros 52 quilômetros”, disse.
A BR-319 começa no Porto da Ceasa, na zona sul da capital, e segue
em alguns trechos pela margem do Rio Negro. São 13 quilômetros de barco
até o Porto do Careiro da Várzea. Depois continua por terra até o estado
de Rondônia. Os primeiros 198 quilômetros
da rodovia estão pavimentados, assim como os 164 quilômetros finais.
O lote Charlie, de 52 quilômetros, e o Trecho do Meio, de 400
quilômetros, não estão pavimentados. Segundo Freitas, os estudos para
obtenção da licença ambiental em relação ao Trecho do Meio foram
encaminhados aos órgãos responsáveis e o projeto já foi
contratado.
“A nossa ideia é abrir esse edital para a pavimentação dos
primeiros 52 quilômetros, que é o lote Charlie, que a gente já quer
estar trabalhando com ele efetivamente já com asfalto no ano que vem. E
enquanto isso, a gente já está no processo de licenciamento
ambiental do Trecho do Meio, daqueles 405 quilômetros”, disse.
Freitas planeja estar com toda a BR-319 em obras até 2022. “Nosso
plano é que em 2022 nós tenhamos toda a extensão da rodovia 319
contratada e em serviço”, disse.
Lote Charlie
A partir de um termo de acordo e compromisso com o Ibama (Instituto
Brasileiro do Meio Ambiente), o DNIT (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes) está contratando empresa para realizar o
projeto e as obras de reconstrução do lote. Os trabalhos
incluem drenagem, recuos, recuperação de áreas degradadas, 20 passagens
aéreas e 20 subterrâneas de faunas para os animais que cruzam a
rodovia.
De acordo com Freitas, a obra não implicará em aumento da área
ocupada pela BR-319. “Não haverá aumento de capacidade, vamos manter a
mesma largura da plataforma. Vamos ter duas faixas de rolamento de 3,5
metros com dois acostamentos de 1 metro”, afirmou.
O ministro alega que com a pavimentação haverá economia de recursos
financeiros e ambientais. “Aquela imagem das pessoas sofrendo com as
chuvas, com os atoleiros, nós perdemos materiais todos os anos. E
estamos jogando dinheiro do contribuinte fora porque
a gente faz um revestimento primário que é espraiado para as laterais. E
o que nos resta todos os anos? Fazer o expurgo desse material, explorar
novas jazidas, trazer material de longe e cada vez mais de longe,
porque as jazidas vão exaurindo ao longo do tempo”,
disse.
Participaram da videoconferência os governadores do Amazonas,
Wilson Lima; de Roraima, Antonio Denarium; de Rondônia, Marcos Rocha; e
do Acre, Gladson Cameli.
Fonte: Amazonas Atual
