Maior operação de pavimentação asfáltica da história do município recebeu investimento de R$ 218 milhões para revitalizar vias em todas as regiões da Capital
Lançada no último mês de junho pela Prefeitura de Florianópolis, a Operação Asfaltaço avança com obras em diferentes regiões da cidade. Os motoristas que trafegam pelas principais vias do município já começam a perceber a melhoria na malha viária graças aquela que é apontada a maior operação de pavimentação asfáltica da história da Capital.
A operação Asfaltaço representa um investimento global de aproximadamente R$ 218 milhões, totalizando cerca de 150 quilômetros de ruas pavimentadas com asfalto. “É uma operação três vezes maior do que a segunda maior operação de pavimentação asfáltica da história de Florianópolis”, salienta o secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina. Além do asfalto, as vias recebem, obras de drenagem e sinalização viária.
Os locais que tiveram ou estão em vias de receber obras da operação Asfaltaço foram escolhidos a partir de um critério: são rodovias ou vias estruturantes utilizadas pelo transporte coletivo. Outros locais que estavam em piores condições também foram priorizadas. “Em alguns locais, como na rua João Motta Espezin, no Saco dos Limões, moradores nos falaram que não recebiam obras de revitalização há mais de 30 anos”, afirma Gallina.
Os motoristas de aplicativos também têm feito comentários positivos sobre as obras da operação Asfaltaço e servem como “termômetro”, segundo Gallina, para avaliação dos serviços executados por empreiteiras contratadas.
O secretário destaca ainda que a operação só foi colocada em prática graças a recuperação fiscal da prefeitura de Florianópolis nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Gean Loureiro. “Adotamos medidas austeras e hoje temos recursos do Finisa, do Pró-transporte e cerca de R$ 100 milhões de recursos próprios da prefeitura”, explica.
Com a operação Asfaltaço, a Prefeitura de Florianópolis também espera contribuir para a melhoria da mobilidade urbana. É o caso da pavimentação asfáltica da rodovia que liga os bairros Vargem Grande e Rio Vermelho, no Norte da Ilha. A ordem de serviço para os trabalhos foi assinada na segunda-feira (29). “O pessoal não vai precisar mais passar pelo Ingleses para chegar ao Rio Vermelho, pois esse trecho encurta o caminho”, destaca Gallina.
Outros locais, como a avenida da Rendeiras, na Lagoa da Conceição, a avenida Pequena Príncipe, no Campeche, e 20 ruas do Rio Vermelho também aguardam a chegada da pavimentação asfáltica nos próximos meses. “A maioria dos trabalhos será finalizada ainda este ano, mas a operação será concluída até abril de 2020”, completa Gallina.
Ciclistas ganham mais espaço
Além de melhoras as condições para automóveis e para o transporte coletivo, a Operação Asfaltaço está ampliando o espaço para ciclistas, através de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Atualmente, Florianópolis conta com 80 quilômetros de vias específicas para ciclistas, mas ao final da operação deverá acrescentar mais 57 quilômetros.
Um dos exemplos é aguardada ciclofaixa do bairro Abrãao, no Continente. Mais de 2 km ao longo da Rua João Meirelles, principal do bairro continental, já estão contemplados com uma área exclusiva para ciclistas.
“A nossa ideia é dobrar a quantidade de quilometragem para ciclistas em Florianópolis. E mais do que isso, criar conectividade nos percursos. Então, onde for possível colocar ciclovia e ciclofaixa, vamos fazer. Em ruas mais estreitas, vamos inserir a ciclorrota”, explica.
De acordo com o engenheiro e secretário de Infraestrutura da Capital, Valter Gallina, vias emblemáticas da cidade serão contempladas: “Podemos destacar a Mauro Ramos, no Centro, que terá ciclovia em toda a sua extensão e a Madre Benvenuta, no Santa Mônica. Então, um ciclista vai sair do Centro e ir até a Udesc ou até a UFSC com espaço exclusivo para pedalar em segurança”, exemplifica Gallina.
Uma das via emblemática é a avenida Ivo Silveira, em Capoeiras. As obras vão capacitar uma das maiores avenidas da Capital com ciclovia no sentido bairro-Centro em todos os seus 3,2 km de extensão, a qual será interligada à da Beira-Mar de São José.
ALGUMAS DAS VIAS ASFALTADAS
Rua João Câncio Jacques (Costeira do Pirajubaé)
Rua João Motta Espezim (no Saco dos Limões)
Avenida Hercílio Luz (Centro)
Rua Demétrio Ribeiro (Centro)
Rua Delminda Silveira (Agrômica),
Rua Rui Barbosa (Agrônomica)
Rua Frei Caneca (Agronômica)
Rua Altamiro Barcelos Dutra (Barra da Lagoa)
Rua Orlando Chaplin (Barra da Lagoa)
Rua Professor Abelardo Souza (Barra da Lagoa)
Rua Salvatina Feliciana dos Santos (Itacorubi)
Rua Leopoldino Francisco Pinheiro (Vargem Pequena)
Estrada Jornalista Jaime de Arruda Ramos (Ponta das Canas)
Rua Virgílio Várzea (Canasvieiras)
Rua do Lamim (Canasvieiras)
Rodovia João Paulo (João Paulo)
Rua Vila Ivan Matos (João Paulo)
Estrada Isid Dutra (Sambaqui)
Estrada Caminho dos Açores (Cacupé/Santo Antonio de Lisboa)
Rodovia Haroldo Soares Glavan (Cacupé)
Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade (Santo Antônio de Lisboa)
Rodovia Virgílio Várzea (Saco Grande)
Avenida Ivo Silveira (Capoeiras)
Rua João Pio Duarte (Córrego Grande)
Rua Jornalista Jaime de Arruda (Lagoinha do Norte)
Graciliano Manoel Gomes (Ingleses)
Jurerê tradicional (Jurerê)
Fonte: ND+