Serviços devem durar cerca de quatro meses
As obras de manutenção no trecho metropolitano da BR 116, que abrange a região de Porto Alegre até Nova Petrópolis, na Serra gaúcha, serão retomadas a partir desta terça-feira. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi homologado nesta segunda-feira o contrato com a empresa que ficará responsável por executar a conservação e recuperação de um total de 89,6 quilômetros da rodovia.
A nova empresa assumirá o prazo e os serviços remanescentes do contrato da anterior. Por isso, durante os próximos 117 dias, cerca de quatro meses, serão realizadas melhorias como capina, roçada, limpeza de dispositivos de drenagem e recuperação do pavimento. O prazo ainda poderá ser prorrogado por mais um ano e, durante este período, o DNIT realizará nova licitação para a manutenção destas ações na 116.
Segundo o DNIT, inicialmente, o cronograma de retomada irá priorizar a limpeza da pista, com a remoção de pneus e animais mortos, e realização de operação tapa buracos emergencial. Após este período, que deve ser de cerca de 30 dias, será iniciado um trabalho mais profundo na recuperação das pistas principais, com fresagem e recomposição com Concreto Betuminoso Usinado à Quente.
Ainda conforme o Departamento, os serviços estavam paralisados pois a empresa contratada anteriormente não vinha cumprindo com as exigências contratuais. Após notificações e aplicação de multa, o contrato foi rescindido em abril deste ano, quando se deu início aos trâmites legais para convocar a segunda colocada na licitação, que agora, assume os trabalhos.
Curso
15 a 20 de junho
Online e Ao Vivo
Sistemas de Gerência de Pavimentos
Fonte: Correio do Povo