Investimento de R$ 78 milhões deve ser entregue até o fim de 2023
As obras do novo Contorno Norte de Castro já atingiram 45% de conclusão. A informação foi divulgada pela prefeitura municipal nesta quinta-feira (21). Com um investimento de aproximadamente R$ 78 milhões, a nova estrada ligará as rodovias PR-151 e PR-090 e possibilitará a conexão entre os dois distritos industriais da região. A expectativa é que ocorra uma redução no tráfego pesado dentro da cidade, aumentando a agilidade para os motoristas.
Ainda de acordo com a administração municipal, cerca de 20% do total de recursos previstos já foram aplicados. A via terá 15,62 quilômetros de extensão, incluindo um viaduto sobre a PR-151 com 27 metros de extensão e uma ponte sobre o Rio Iapó, que terá 320 metros. A obra integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Paraná, viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Prefeito avalia importância do projeto
Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o prefeito de Castro, Alvaro Telles, se posicionou a respeito da obra e destacou que a iniciativa deve trazer inúmeros benefícios para o futuro da cidade. “É um projeto de suma importância para o desenvolvimento do município e a atração de novas empresas. Inclusive, já estamos trabalhando para atrair mais indústrias para Castro. É um trabalho permanente de prospecção e divulgação da nossa infraestrutura”, reforçou.
A previsão é que o Contorno Norte seja concluído até dezembro de 2023. A expectativa, segundo o projeto, é que cerca de 55% do tráfego da PR-340 seja desviado para o Contorno Norte a partir da sua conclusão — o que contribuirá para a redução do número de acidentes na cidade. O ex-prefeito de Castro e atual pré-candidato a deputado estadual, Moacyr Fadel, também exaltou o avanço das obras. “Castro é, há 30 anos, a maior bacia leiteira do país e a circulação é muito grande nas estradas. Conseguiremos dividir o tráfego de uma vez por todas”, declarou.
Ação representa um marco para a cidade
O valor da obra abrange os serviços de terraplanagem, pavimentação, ligantes betuminosos, drenagem, galerias celulares, sinalização, obras complementares e mobilização/desmobilização, além da ponte e viaduto. A rodovia terá duas faixas de rolamento com largura de 3,6 metros; acostamentos de 2,5 metros e velocidade diretriz de 80 km/h. Ao longo dos 15 quilômetros de extensão, estão previstas quatro interseções, sendo três delas em nível e uma outra em nível separado.
O engenheiro Eleandro Campos Pereira, gerente de obras e serviços do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), órgão que fiscaliza a execução, avaliou o projeto. “Com a implantação dessa obra, nós teremos um marco socioeconômico no município, seja pela evolução no escoamento da safra agrícola, seja pelo aumento da segurança dos moradores”, disse.
Fonte: Grupo A Rede