Goinfra executa serviços de sinalização nas duas rodovias, que receberam mais de R$ 82,7 milhões de investimentos do Governo de Goiás
O Governo de Goiás deve concluir neste mês de dezembro duas obras emblemáticas. A primeira é a duplicação da GO-010, entre o Jardim das Oliveiras e o entroncamento com a GO-415, em Senador Canedo, na região Metropolitana de Goiânia. A segunda é a pavimentação do trecho remanescente da GO-338, no distrito de Malhador, em Pirenópolis. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) executa as etapas de sinalização e implantação de defensas metálicas nas duas rodovias.
Na GO-010, o trecho de 10,22 quilômetros recebeu cerca de R$ 70 milhões de investimento do Tesouro Estadual e faz parte da ligação de Senador Canedo com a capital, Bonfinópolis e outros municípios. Os recursos permitiram a aplicação de camada de quase 10 centímetros de asfalto no segmento contemplado, o qual combina camadas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e Tratamento Superficial Duplo (TSD).
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, destaca que a combinação de materiais e a espessura do pavimento conferem durabilidade extra à pista, que recebe cerca de 11 mil veículos de passeio e de carga por dia. “Trata-se de um asfalto reforçado para suportar o tráfego intenso entre a capital e Senador Canedo, principalmente”, pontua. “A GO-010 é uma rota importante de escoamento de produções agroindustriais, embora também seja muito utilizada por trabalhadores e estudantes. A nova pista representa mais segurança e agilidade para todos.”
Agro e turismo
Esperada por mais de quatro décadas por moradores e produtores rurais de Pirenópolis e Goianésia, a pavimentação da GO-338 representa uma alternativa logística e impacta diretamente no desenvolvimento do agronegócio e do turismo. Foram investidos mais de R$ 12,7 milhões na execução do trecho remanescente de 7,6 quilômetros, transformando a rota que faz conexão com a GO-080 e a BR-153, em Jaraguá.
Morador de Malhador, o produtor rural Divino Vitório da Silva afirma que o asfalto beneficia todo o agronegócio entre Malhador e Goianésia. “Tem 40 anos que mediram esse trecho pela primeira vez e até hoje esperávamos a conclusão. O asfalto trazido pela Goinfra já começou a melhorar a vida da gente que trabalha com gado de corte, principalmente. Era muita ladeira e muito atoleiro, problemas que agora já estão sendo solucionados, melhorando a logística e trazendo mais desenvolvimento para essa parte do Estado”, sublinha Divino.
Goianésia tem usinas de produção de álcool, açúcar e energia, responsáveis pela maior geração de empregos da região. O município também se fortalece como da produção de leite no Vale do São Patrício. Já Pirenópolis, para além do turismo, cresce com economia baseada na produção agrícola voltada ao gado de corte, produção leiteira, frutas e outras culturas.
Foto: Cristiano Oliveira/Goinfra
Fonte: Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes