O empreendimento ainda conta com obras no Distrito Industrial de Cuiabá, onde estão sendo erguidos quatro viadutos e a ampliação de ruas laterais
As obras de duplicação da BR-163/364/MT avançaram neste ano em Mato Grosso e chegaram a 85% de conclusão entre Cuiabá e Rondonópolis.
Dividida em três lotes, as obras ocorrem em 174 km neste trecho e contam com duplicação e restauração. Grande parte da via duplicada está sendo executada em pavimento de concreto, tecnologia que tem como vantagens, maior durabilidade e economia nos serviços de manutenção.
“A duplicação é uma grande realização para Mato Grosso e também para o Brasil, em função de ser uma das principais vias de escoamento da produção brasileira. Além de diminuir consideravelmente o tempo de viagem dos usuários, também reduziu o número de acidentes frontais de veículos na rodovia”, explica o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.
O empreendimento ainda conta com obras no Distrito Industrial de Cuiabá, onde estão sendo erguidos quatro viadutos e a ampliação das ruas laterais (que é a principal entrada no perímetro urbano de Cuiabá).
O trecho que contempla o lote do Distrito Industrial tem 42,40 km de extensão, que se inicia no segmento em concreto da Serra de São Vicente até o viaduto existente no entroncamento com a Rodovia dos Imigrantes (BR-070/MT). Hoje, a média diária nesse segmento da rodovia supera os 8 mil veículos pesados, que interferem diretamente na mobilidade urbana de Cuiabá. A previsão é de que as obras sejam concluídas neste trecho em 2020.
ENTREGAS
Neste ano, foi liberada para os usuários, uma das pistas que está sendo duplicada no Distrito Industrial de Cuiabá. Nova liberação de 12 km foi feita em dezembro, com o objetivo de que nas férias de fim de ano, os motoristas possam trafegar em via duplicada até Jaciara e de Juscimeira até Rondonópolis
Ainda na BR-163/364/MT, foi entregue o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 388, na saída de Cuiabá em direção a Rondonópolis. No local, uma nova edificação foi construída e também levantada uma nova estrutura de cobertura das pistas. Para o início de 2020, está programada a entrega do contorno de Juscimeira, também na mesma rodovia federal.
A conclusão da duplicação da BR-163/364 será em meados de 2021, com a realização do contorno de Jaciara.
Já em outras rodovias federais que cortam Mato Grosso, o trabalho do DNIT também avançou em 2019. Somente neste ano, quatro das oito pontes da BR-242/MT no trecho de Nova Ubiratã até Santiago do Norte foram liberadas para tráfego de veículos. A última que falta ser entregue será liberada no próximo ano. Também foi entregue, 1,2 km de pavimentação da BR-242/MT, na travessia urbana de São Felix do Araguaia, além da travessia urbana de Primavera do Leste, além da iluminação de Água Boa.
Para 2020, também estão programadas as entregas da travessia urbana de Rondonópolis, o contorno de Juscimeira e a conclusão do Distrito Industrial de Cuiabá
MANUTENÇÃO
Mato Grosso possui a 6ª maior malha rodoviária do Brasil, com mais de 4,5 mil km de rodovias. Em função do intenso tráfego de veículos pesados e a importância geográfica do Estado no plano nacional de logística, os trabalhos de manutenção e restauração são constantes.
O DNIT conta com contratos de manutenção e restauração em todas as rodovias federais de Mato Grosso. Em 2019, foram restaurados 384,46 km de rodovias. Nas estradas não pavimentadas, foram realizados patrolamentos, encascalhamentos e recuperação/restauração de pontes nas BR-174/MT, trecho da BR-158/MT e BR-242/MT.
Entre os avanços no trabalho de restauração, são destacados os trabalhos realizados na BR-070/MT (Entre Barra do Garças e a Escola de São Vicente), BR-364/MT (Entre Sapezal e Comodoro) e BR-163/MT (De Sinop até a divisa com o Pará). As rodovias são constantemente avaliadas e monitoradas pelas equipes do DNIT por meio do Índice de Condição de Manutenção (ICM), que aponta as prioridades de investimento do órgão federal.
A BR-174/MT, que foi federalizada em 2014, recebeu neste ano, três contratos de manutenção ao longo dos 363 km, para proporcionar mais suporte aos usuários. O DNIT tem acompanhado de perto a situação da via. A atuação tem focado na recuperação dos pontos críticos da rodovia e na recuperação das estruturas das pontes de madeira que se encontravam mais danificadas, visando garantir a trafegabilidade.
IMPACTOS PARA MATO GROSSO
Além da restauração entre Sinop e a divisa com o Pará (PA), a conclusão nesta semana da histórica obra para a infraestrutura do Brasil, a pavimentação da BR-163MT do trecho entre Novo Progresso até Miritituba, no Pará, vai impactar significativamente no escoamento da produção de Mato Grosso. Essa foi uma das principais entregas do Governo Federal para 2019 em ação realizada pelo DNIT e pelo Exército Brasileiro.
Curso
20 a 22 de janeiro
Campo Grande – MS
Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários e Urbanos
Fonte: Cenário MT