fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Obras da duplicação da 280 seguem em várias frentes

Embora com recursos limitados devido ao orçamento, as obras de duplicação da BR-280 nos lotes 2.1 (BR-101/Araquari a Guaramirim) e 2.2 (Guaramirim/Schroeder/Jaraguá do Sul) estão seguindo em diversas frentes de trabalho que poucas pessoas têm acesso, por questão de segurança. O lote 2.1, que compreende as obras de duplicação entre o km 36+700 e km 50+700, possui mais trechos que já receberam revestimento asfáltico.
Os trechos pavimentados estão distribuídos desde o início ao fim do lote. É neste lote que está sendo construída a maior ponte do Norte Catarinense. As atividades construtivas da ponte sobre o Rio Piraí terá 540 metros de extensão. A atual de pista simples será substituída pela duplicada.
As primeiras atividades estiveram concentradas na colocação de estacas de concreto para execução da fundação da ponte. O projeto de duplicação da rodovia prevê essa obra de engenharia que busca a preservação e redução de impactos nas margens e no leito do rio.
Conforme o DNIT, dois motivos justificam a construção da estrutura. O primeiro está relacionado à engenharia, haja vista que o solo do trecho não apresenta estabilidade necessária, sendo a ponte uma alternativa construtiva. O segundo motivo está relacionado a fatores ambientais.
O projeto evita a retificação do rio, reduz a área a ser suprimida, apenas o corte da vegetação de forma pontual nos locais de instalação dos pilares, além de proteger as margens do curso d’água, especialmente no ponto em que o manancial corre em paralelo à rodovia.

Curso
3 e 4 de dezembro
Online e Ao Vivo
Usinas de Asfalto: Tecnologia e Aplicação


Fonte: Jornal do Vale

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp