fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

O novo SICRO: impactos e importância

Estabelecer preços ou custos para um serviço é sempre uma tarefa hercúlea, independentemente da profissão. Há empresas que cobram muito além da concorrente. E o contratante, muitas vezes, fica em uma encruzilhada filosófica e angustiante: “Será que o barato vai sair caro? Se escolher a proposta mais em conta, vou ter mesmo um serviço de qualidade? Estarei pagando o que é justo pelo serviço?”

Quando o orçamento é ligado a projetos e licitações de obras de infraestrutura de transportes, o Sistema de Custos Referenciais de Obras, o popular SICRO, vira um grande aliado.

O que é?

O SICRO é uma ferramenta criada pelo DNIT para ajudar contratantes, engenheiros e projetistas a desenvolver o orçamento de uma obra pública. Resumindo: os profissionais têm em mãos a média de preços praticada pelo mercado para poder avaliar. A terceira versão do sistema, lançada em 2017, contempla – nada mais, nada menos – que 6060 composições de preços. Entre elas, mais de 2000 relativas só ao setor de drenagem e obras de corrente. E quase 900 focadas em hidrovias.

Para que serve?

O Sicro tem um grande impacto no orçamento dos projetos por vários motivos: o sistema mantém a competitividade no mercado e promove uma concorrência mais leal entre as empresas – independentemente do tamanho e da importância.

Trabalho de uma pesquisa minuciosa do DNIT sobre o valor de cada insumo necessário para levantar uma obra. Respeitando, sempre, as características e custos por região, de cada capital brasileira. Outros fatores também são avaliados, como a disponibilidade dos insumos e a distância da obra para o centro de produção.

Sem contar, claro, que uma padronização de procedimentos no que tange a orçamentação de obras ajuda a prevenir fraudes e combater a corrupção e o superfaturamento – problemas crônicos das obras públicas no Brasil. Não à toa o DNIT tem cerca de R$ 40 bilhões em contratos com base no SICRO.

Profissionalize-se com a New Roads

Para deixar a superficialidade de lado e se aprofundar na ferramenta, a New Roads é o caminho. O curso “Sistema de Custos Referenciais de Obras” auxilia os profissionais a entender o mecanismo da Engenharia de Custos – da mão de obra aos equipamentos, dos materiais às atividades auxiliares. São 40 horas-aula divididas em dois módulos.           E o melhor: o curso é ministrado justamente pelo ex-Coordenador-Geral de Custos do DNIT, Luiz Heleno Albuquerque Filho. O engenheiro, inclusive, foi quem liderou a elaboração da terceira versão do SICRO. O curso será realizado de 06 a 09/11, em Campo Grande/MS.

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp