Ao longo de seu curso, a ferrovia terá uma Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) em Santa Maria de Itabira
A Câmara de Vereadores de Itabira realiza na próxima sexta-feira (30), às 18h, uma audiência pública para apresentação do projeto Estrada de Ferro Minas Espírito Santo (EFMES). A ferrovia, ligará o Centro Portuário de São Mateus (CPSM), no Espírito Santo, a Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte, numa extensão de 570km.
Ao longo de seu curso, a ferrovia terá Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTACs) em Barra de São Francisco, Governador Valadares, Santa Maria de Itabira, Confins (para mercadorias de alto valor agregado), e em Sete Lagoas.
Santa Maria de Itabira vai sediar uma UTAC, uma espécie de porto seco com investimento estimado em R$ 56 milhões, só no município. De acordo com dados divulgados pela Petrocity, a Estrada de Ferro Minas Espírito Santo está orçada em R$ 6,5 bilhões e vai gerar cerca de quatro mil empregos. A previsão é que a obra inicie em 2020.
A audiência contará com a presença do presidente da da Petrocity Portos, empresa responsável pelo projeto, José Roberto Barbosa da Silva. O presidente da Petrocity irá apresentar o modelo de negócio da plataforma logística do sudeste, incluindo a implantação da ferrovia.
Fonte: De Fato on-line