Município na fronteira com a Bolívia também terá o terceiro colégio militar do estado, dessa vez em parceria com o Exército Brasileiro
A população de Brasileia recebeu com orgulho o governador Gladson Cameli, na grande festa de comemoração do aniversário de 109 anos de fundação do município, na noite desta quinta-feira, 3. A satisfação tornou-se dupla quando o governador anunciou um aporte de R$ 20 milhões em novas obras para a cidade, que incluem a ponte ligando Brasileia a Epitaciolândia, dentro do projeto de construção do anel viário.
“Essa ponte vai sair do papel porque o dinheiro já está na conta”, informou Gladson Cameli. Além da ponte, o governador anunciou ainda a construção de um colégio militar, o terceiro no estado e o primeiro a ser administrado com o apoio do Exército Brasileiro junto à Polícia Militar do Estado do Acre.
Desde o palanque, montado na praça Hugo Poli, ele assistiu ao desfile ao lado de autoridades estaduais, municipais, militares e bolivianas, voltando a frisar que a ‘bandeira’ do seu governo é a Bandeira Acreana, enquanto que a logomarca é o Brasão.
A referência aos dois símbolos máximos da representação estadual tem uma razão. Por várias vezes, Cameli deixou claro que sua administração é para todos, independente de siglas partidárias ou de ideologias políticas.
O governador teceu elogios à administradora do município, dizendo que “se Brasileia hoje é considerada a fronteira da esperança é graças ao esforço de todos vocês e da prefeita Fernanda Hassem”.
“E vou além: Brasileia é a fronteira que o Acre faz com o futuro, com o desenvolvimento, com o crescimento e com o progresso, porque vai passar por aqui tudo o que iremos produzir e escoar em direção ao [oceano] Pacífico e aos mercados asiáticos”, pontuou Cameli.
Colonos, funcionários públicos, donas de casa, jovens e crianças prestigiaram a festa, que este ano contou com o desfile de mais de 15 instituições, entre creches, escolas municipais e estaduais, o Corpo de Bombeiros, a Banda da Polícia Militar, o Exército Brasileiro, e até a escola Mariano Bautista, da cidade de Cobija, no Departamento [estado] de Pando, do outro lado do rio Acre.
Também convidada a participar dos festejos, a governadora em exercício de Pando, Paola Terrazo Justiniano, afirmou que o seu departamento vai intensificar a cooperação na área de segurança pública com o governo Gladson Cameli, tendo como principal interlocutor dessa agenda o vice-governador Major Rocha.
“Vivemos tão perto um do outro que só podemos nos chamar de irmãos. Apenas um rio nos separa. E estamos num lugar bonito, acolhedor com uma relação que é verdadeiramente de irmãos. Por isso, além parceria na área de segurança para nossa fronteira, com alinhamentos produtivos com o vice-governador Major Rocha, lá em Rio Branco, podemos continuar alinhados em favor da unidade e do desenvolvimento regional”, disse Paola Justiniano.
A prefeita Fernanda Hassem agradeceu os esforços do governador de oferecer o seu melhor como administrador do estado para a população local. “Não é fácil ser prefeita numa cidade como Brasileia, onde os recursos são reduzidos para investimentos no bem-estar de nossa população. Ficamos muito agradecidos pelo empenho do nosso governador ao olhar com carinho para nós”, afirmou.
Participaram também da festa o deputado Jenilson Leite, vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e representando o presidente, Nicolau Junior, e os colegas parlamentares Manoel Moraes e Antônio Pedro.
Processo licitatório das obras já vale para este mês de julho
As obras da nova ponte entre Basileia e Epitaciolândia terão o processo licitatório retomado ainda neste mês de julho. Se tudo correr bem em todas as etapas necessárias para a contratação da empresa que ganhar a licitação, é provável que os canteiros de obras comecem a ser instalados até novembro.
“Se Deus permitir, inauguraremos essa obra até 2021”, explica o governador. Quanto à ponte já existente, Gladson Cameli disse que o governo recuperou o assoalho com uma capa asfáltica.
“Agora, estou autorizando a Seinfra [Secretaria de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano] para fazer a pintura de toda a estrutura. Também vou assinar com a prefeita Fernanda Hassem mais um termo de cooperação para o fornecimento de asfalto pelo estado para obras de tapa-buraco das ruas de Brasileia. Esse é o meu compromisso com cada um de vocês”.
Fonte: Governo do Acre