Engenheiros Civis e demais profissionais que demandam levantamento topográficos e cadastrais poderão participar de 21 a 24 de agosto, em Campo Grande (MS), do curso Atualização em GPS/GNSS e Mapeamento Topográfico por Drones.
O curso é dividido em dois módulos de 20 horas-aula cada: Módulo I – Atualização em GPS/GNSS: Novas Tecnologias para a Topografia e Módulo II – Mapeamento Topográfico por Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones).
Entre os temas a serem discutidos no Módulo I estão as Aplicações da tecnologia GNSS na Engenharia e áreas afins; Geodésia e Sistemas de Referência utilizados no georreferenciamento rural e urbano; Modelos Geoidais e altimetria através da tecnologia GNSS; Principais métodos de posicionamento GNSS e Levantamentos de campo.
Já o Módulo II irá abordar o uso dos produtos obtidos no mapeamento por drones na Topografia e na Engenharia; Apresentação e introdução à Aerofotogrametria; Sistemas sensores; Legislação e certificação da aeronavegabilidade Solicitação de autorização de voos; Resolução geométrica; Altura de voo; Sobreposição longitudinal e transversal entre as linhas de voo; Elaboração de plano de voo; Geração de curvas de nível; Cálculos volumétricos, entre outros assuntos.
O treinamento é uma realização da New Roads Consultoria, empresa de referência nacional em treinamentos e consultorias para obras rodoviárias e pavimentação urbana, e será ministrado pelo palestrante convidado Prof. Dr. David Rosalen. Pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rosalen é coordenador do Núcleo Disciplinario Geotecnologias y Ciencias de la Atmosfera da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e credenciado ao Incra como profissional para execução de serviços de Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Professor da Unesp, David Rosalen possui mais de 150 trabalhos publicados na área de Geoprocessamento e Topografia.
Inovações – As grandes inovações tecnológicas que têm surgido nos últimos anos, principalmente na denominada Indústria 4.0 que envolve quatro tecnologias principais: Internet of Things – IoT (Internet das Coisas), Cyber-Physical Systems – CPS (Sistemas cyber-físicos), Big Data, Data Protection (Proteção de Dados), têm tido reflexos profundos na maneira pela qual a Topografia tem sido realizada; inclusive, tendo sido denominada de forma mais abrangente e atual pelo termo “Geomática”, que envolve a coleta, representação e gestão de dados geográficos. A tecnologia de drones numa visão sistêmica envolve a Indústria 4.0 como, por exemplo, na comunicação entre aeronaves e sistemas terrestres de controle e o processamento de dados em nuvens.
Para David Rosalen, os treinamentos nessa área são importantes para a atualização dos profissionais, “contribuindo para o conhecimento dessas novas tendências tecnológicas e fundamentais para o sucesso de profissionais em suas respectivas atuações”.
A utilização de aeronaves remotamente tripuladas (Remotely Piloted Aircraft – RPA) ou popularmente conhecidas por drones tem sido incrementada nos últimos anos. A aplicação dessa tecnologia é ampla, abrangendo diferentes áreas da Engenharia, Arquitetura, Segurança Pública, Salvamento, Logística, Ambiental e Ciências Agrárias.
“Dentro das Engenharias tem sido um grande destaque, visto a praticidade de uso, principalmente no tocante à facilidade da realização de voos quando se fazem necessários, permitindo o monitoramento e controle de obras diversas. Também, essa tecnologia tem se apresentado como uma grande alternativa a levantamentos topográficos, permitindo sua realização de forma rápida, com excelente padrão de qualidade posicional e, principalmente, permitindo o registro detalhado da área, registro este difícil de ser realizado em levantamentos realizados in loco por tecnologias convencionais, principalmente em áreas de difícil acesso”, explica Rosalen.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa
New Roads Consultoria
(61) 98132-5362
www.newroads.com.br