Trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande pode voltar a ser administrado por concessionária, que ficaria responsável pela duplicação
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse no início da tarde desta segunda-feira, 12, que o governo federal estuda conceder para a iniciativa privada o trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul (no entroncamento com a BR-116) e Pantano Grande. A informação foi dada durante visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao canteiro de obras do Exército na duplicação da BR-116, em Barra do Ribeiro. No fim da manhã o presidente e o ministro entregaram um novo trecho duplicado da rodovia, na região de Turuçu.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, o governo federal e o BNDES estão avaliando a criação de um novo polo rodoviário no Estado, que seria composto pela BRs 116 (Eldorado do Sul a Camaquã) e 290 (Eldorado do Sul a Pantano Grande). “A expectativa é repetir o modelo que utilizamos na concessão das BRs 101, 448, 386 e freeway”, frisou o ministro, sem dar prazo para a conclusão do estudo. A expectativa, no entanto, é que a viabilidade ou não da concessão seja verificada até o fim do ano.
O trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul e Uruguaiana é um dos mais importantes e movimentados do Sul do Brasil, justamente pela ligação direta com a Argentina. Os cerca de 100 quilômetros entre o entroncamento com a 116 e Pantano Grande têm movimento intenso ao longo de todo o dia e já estiveram entre as prioridades do governo federal para duplicação. Alguns viadutos inclusive chegaram a ser construídos – o que é o caso de trevo principal de Pantano -, mas a duplicação não avançou por falta de dinheiro. Este trecho já foi concedido à iniciativa privada a tendência é que volte a ser privatizado, o que garantiria a duplicação.
Fonte: GAZ – Gazeta On-line