Para garantir a promessa que a Linha 6-Laranja seja retomada ainda neste ano, a Companhia do Metrô de São Paulo publicou no último sábado (29/06), um aviso de licitação para selecionar empresas que forneçam equipamentos afim de realizar serviços de instrumentação geotécnica.
A Linha 6 ligará a região da zona norte (Brasilândia) com a zona central e oeste. A construção foi interrompida no dia 02 de setembro de 2016, com apenas 15% das obras, por conta da concessionária responsável pela obra, Move São Paulo, ter problemas em conseguir financiamento, pois as empresas que a controlavam foram investigadas na operação Lava Jato.
Na gestão do antigo governador Márcio França (PSB), foi declarado a caducidade da PPP (Parceria Público-Privada). Contudo o governador Dória (PSDB) estuda alternativas para retomar as construções do Metrô. Entre elas estão:
A compra das ações da SPE por parte do Metrô;
A desapropriação pelo Estado das ações da SPE, nesses cenários necessidade de recursos do Estado é de R$ 2,25 bi (valor do ativo R$ 760 mi + reequilíbrio R$ 1,5 bi);
Manter a Decretação da Caducidade e sub-rogação do contrato de EPC pelo Estado, nesse cenário necessidade de recursos do Estado R$ 655 mi.
Inicialmente, a Linha 6-Laranja era para ser do modelo Parceria Público-Privada (PPP) – igual a Linha 4-Amarela. A previsão para a entrega era até 2020, atualmente a gestão estadual não informou outra data. Até o momento, foram gastos R$ 1,7 bilhão no empreendimento e o BNDES disponibilizou R$ 1,75 bilhão para retomar a obra.
Move São Paulo
O consórcio Move São Paulo, que assumiu o contrato de construção em 2015, é formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC. Além de fazer a obra, o consórcio seria o responsável pela operação da linha por 25 anos. O custo total do empreendimento era de R$ 9,6 bilhões, sendo que deste valor R$ 8,9 bilhões seriam divididos entre governo e consórcio.
Linha 6-Laranja
Ela ligará a Vila Brasilândia com São Joaquim. Sendo interligada entre as linha 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM. A nova Linha deverá atender a mais de 630 mil pessoas por dia.
A Linha das Universidades
A estação contará com 16 estações, ligando as universidades de São Paulo. As estações são: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista, São Joaquim.
Fonte: Jornal SP Norte