A Companhia do Metropolitano de SP (Metrô de São Paulo) publicou nesta sexta-feira, 26 de março de 2021, Aviso de Licitação para a execução de serviços de instrumentação geotécnica de obras civis do túnel de conexão complementar entre a Estação Paulista da Linha 4 – Amarela e a Estação Consolação da Linha 2 – Verde.
O Edital e anexos estarão disponíveis no site http://www.metro.sp.gov.br a partir de 07 de abril de 2021. A Sessão pública de recebimento de documentos e propostas está marcada para 24 de maio de 2021 às 10h.
A instrumentação geotécnica é essencial em obras e intervenções de engenharia, pois permite controlar e acompanhar com segurança todo o processo de execução da obra até sua entrada em funcionamento.
É uma ferramenta que auxilia na prevenção, previsibilidade, entendimento do comportamento das obras geotécnicas e, principalmente, na antecipação de tomada de decisões, o que poderá diminuir gastos e evitar desperdício de recursos.
Com esse processo é possível identificar eventuais diferenças no comportamento das estruturas, e com isso ganhar tempo para implementar ações que minimizem eventuais problemas na obra.
Os dados fornecidos pelo monitoramento geotécnico, por exemplo, são importantes para garantir, por exemplo, a existência e o acompanhamento de eventuais danos que possam ser causados em áreas adjacentes à obra, e que possam vir a causar danos aos patrimônios de terceiros.
TÚNEL ENTRE LINHAS 2-VERDE E 4-AMARELA
Como mostrou o Diário do Transporte, a licitação para as obras do túnel de conexão complementar entre as estações Paulista (Linha 4) e Consolação (Linha 2) foi lançada em publicação no Diário Oficial do dia 07 de dezembro de 2020.
Inicialmente marcado para o dia 09 de março, foi depois adiado para 30 de março de 2021, às 10h. Nessa quinta-feira, 25 de março, o Metrô de SP voltou a adiar o certame por causa da antecipação de feriados municipais na cidade de São Paulo. Relembre:
Bruno Covas antecipa feriados municipais e muda rodízio para o período das 20h às 05h
Este, portanto, é o segundo adiamento.
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Fonte: Diário do Transporte