Atibaia, Barueri, Bebedouro, Fernandópolis, Itapira, Ribeirão Preto, Tatuí, Jundiaí, Suzano e Sertãozinho são as primeiras cidades beneficiadas
O Governo de São Paulo disponibilizou na última terça-feira (9) uma linha de crédito de R$ 165 milhões para municípios realizarem obras na área de transporte público. Chamado de Pró-Transporte, o programa, ainda em sua primeira fase, é uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e a Caixa Econômica Federal.
Podem ser financiados projetos de implantação, ampliação, modernização e adequação da infraestrutura de transporte público coletivo urbano e obras civis, como pavimentação de ruas, construção de viadutos e pontes e duplicação de avenidas, além da aquisição de equipamentos e veículos e investimentos em tecnologias, entre outros.
As primeiras cidades beneficiadas são Atibaia, Barueri, Bebedouro, Fernandópolis, Itapira, Ribeirão Preto, Tatuí, Jundiaí, Suzano e Sertãozinho. A taxa de juros é de 9% ao ano, prazo de pagamento de até seis anos e um ano de carência.
Para as próximas fases do Pró-Transporte, os interessados em participar deverão se cadastrar em processo seletivo do Ministério das Cidades e encaminhar uma carta-consulta, os documentos necessários e a avaliação técnica e de crédito do empreendimento à Desenvolve SP. Se aprovado, o projeto deve ser submetido à apreciação da Câmara dos Vereadores da cidade e a documentação enviada à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para avaliação da capacidade de endividamento do município. Só então o contrato é assinado.
Fonte: Infraestrutura Urbana