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Licitação de obra para recuperar rodovia em Bituruna tem proposta de R$ 20 milhões

Edital prevê a recuperação de seis pontos danificados pelas chuvas do ano passado da PR-170 em Bituruna, do km 473 ao km 487. Primeira etapa será a elaboração do projeto da obra.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta sexta-feira (08) a sessão de disputa da licitação para recuperar os danos causados pela chuva na PR-170 em Bituruna, região Sul.

Seis participantes se inscreveram na disputa, com a melhor classificada sendo a Evento Construtora de Obras Ltda., com proposta de preço negociada de R$ 20.198.326,00. A empresa agora tem até o dia 11 para encaminhar uma planilha de preços atualizada e os documentos de habilitação exigidos em edital.

A licitação está sendo realizada na modalidade concorrência eletrônica com regime de contratação integrada, que contempla a elaboração do projeto da obra e execução dos serviços em uma mesma empreitada.

A obra consiste em serviços de contenção e estabilização de taludes, recomposição de pista e mitigação dos danos ambientais causados pelo escorregamento de materiais. Ao todo serão atendidos seis pontos da rodovia, entre o km 473,084 e o km 487,840, próximos à Usina Governador Bento Munhoz da Rocha Netto.

Antes da obra serão realizadas sondagens e ensaios geotécnicos e elaborados o projeto básico e o projeto executivo de engenharia. Eles deverão confirmar as soluções previstas em estudo técnico preliminar (ETP) do DER/PR, ou oferecer opções ainda melhores para correção dos danos na PR-170.

O prazo de execução do contrato será de 455 dias, sendo 90 dias para estudos e projetos, e 365 dias para os trabalhos no trecho.

PRELIMINAR – O ETP prevê as seguintes soluções específicas para cada ponto danificado, que poderão ser confirmadas, ampliadas ou melhoradas pela empresa que for contratada.

No ponto 01, que fica no km 487,840, será feito o retaludamento com material rochoso, e uma chave granular na base do talude, para maior estabilidade. No ponto 02, km 486,201, além do retaludamento será recomposto e aprimorado o sistema de drenagem danificado pelas chuvas.

Nos pontos 03, 04 e 05, km 484,542, km 478,841 e km 474,107, respectivamente, será estabilizado o talude com muros de gabião. Por último, no ponto 06, km 473,084, será feito o retaludamento com material rochoso e a chave granular, e também instalada tela metálica de alta resistência.

Fonte: DER-PR

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