fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Leilão da BR-040 será realizado no quarto trimestre de 2020

Anúncio foi feito pelo Ministério da Infraestrutura, que também prevê ligação entre a Linha Vermelha e a Ponte Rio – Niterói

O leilão para a concessão da BR-040, no trecho entre Rio e Juiz de Fora, será realizado no quarto trimestre de 2020. A informação foi confirmada pelo Ministério da Infraestrutura, em publicação no Twitter, na última semana. Freitas fez um balanço sobre as ações desenvolvidas ao longo do ano e elencou os principais projetos para a próxima temporada.

A publicação do ministro também confirmou uma informação que o Diário trouxe com exclusividade, no último dia 24 de novembro: a licitação da BR-040 também incluirá a manutenção da BR-495, estrada que liga Petrópolis a Teresópolis – os trechos são de 180 quilômetros, no total. A medida havia sido incluída no projeto pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), órgão técnico responsável por estruturar os projetos do Ministério da Infraestrutura. A nova empresa substituirá a Concer, que administra o trecho entre o Rio e Juiz de Fora desde 1995. O mais provável é que seja escolhido o modelo de outorga, onde quem dá o maior preço leva a concessão.

Outros investimentos

A lista do Ministério da Infraestrutura inclui sete leilões de rodovias, que devem trazer investimentos da ordem de R$ 42,6 bilhões. Além da BR-040, no quarto trimestre de 2020 acontecerá o leilão da concessão da Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, além de 711 quilômetros das BRs 116 e 493, que ligam o Rio a Além Paraíba e Governador Valadares.

Também estão incluídas as concessões de 220 quilômetros da BR-101/SC, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul; 672 quilômetros das BRs 381 e 262, entre a região metropolitana de Vitória e Minas Gerais; 970 quilômetros das BRs 163 e 230, entre Mato Grosso e Pará; e 852 quilômetros das BRs 153, 080 e 414, entre Goiás e Tocantins.

Entre as principais obras, está uma que pode trazer consequências muito positivas para os petropolitanos que precisam ir com frequência à região metropolitana do Rio: a ligação direta entre a Linha Vermelha e a Ponte Rio – Niterói.

Também estão previstas as concessões de 22 aeroportos e nove terminais portuários. Além disso, dois novos leilões de ferrovias e a antecipação de quatro contratos estão previstos. Ao todo, de acordo com Tarcísio Gomes de Freitas, são 44 leilões e a conclusão de mais de 50 obras públicas, que resultam em uma média de uma por semana.

Curso
22 a 25 de janeiro
Curitiba – PR
Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO

Fonte: Diário de Petrópolis

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp