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Integração do Sul abre várias frentes de trabalho

Desde o início da operação, em fevereiro, a CCR ViaSul vem realizando os trabalhos de recuperação no pavimento, manutenção e conservação do trecho concedido nas BRs 101, 290 (Freeway), 386 e 448, a chamada Rodovia de Integração Sul.

Essas intervenções são uma determinação contratual durante o primeiro ano da concessão, para restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança das rodovias. Hoje, há uma intensa mobilização de dezenas frentes de trabalho. Atualmente, a concessionária afirma ter quase 800 profissionais voltados aos serviços de recuperação de pavimento, tapa buraco, sinalização horizontal e vertical, roçada, drenagem, limpezas em geral etc. Além desses trabalhos, a concessionária está, desde o começo de junho, promovendo a revitalização da iluminação existente nos segmentos urbanos pertencentes à concessão. O cronograma foi antecipado e a expectativa é que essa etapa seja concluída até dezembro deste ano. 
A CCR ViaSul também já iniciou os serviços preparatórios para a construção das cinco novas praças de pedágio que entram em operação em fevereiro de 2020, conforme previsto em contrato de concessão, sendo quatro praças na BR 386 – km 426 (Montenegro), km 374 (Paverama), km 261 (Fontoura Xavier) e km 202 (Victor Graeff) – e uma praça na BR 101 – km 35 (Três Cachoeiras). 
A partir de fevereiro de 2020, a CCR ViaSul inicia o cronograma de restauração do pavimento na BR 386. Em agosto do ano que vem, a praça de pedágio de Gravataí, no km 77 da Freeway (BR 290), será realocada para o km 60, e a localizada em Santo Antônio da Patrulha, no km 19 da Freeway, terá cobrança bidirecional. A restauração definitiva do pavimento do vão móvel da ponte do Guaíba foi uma etapa complexa superada pela concessionária. 
Além das novas praças de pedágio, serão construídas 11 novas bases de atendimento operacional e ao usuário nas BRs 101 e BR 386. Os projetos estão em fase final de aprovação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No momento, a concessionária é responsável pela manutenção e operação da ponte do Guaíba (BR 290) e Túnel do Morro Alto, na BR 101. 
Em agosto, a CCR ViaSul tem previsão de iniciar a operação completa nas BRs 101, 386 e 448, disponibilizando aos usuários dessas rodovias os serviços de atendimento médico e apoio mecânico. A Freeway já conta com os serviços desde 15 de fevereiro. O cronograma de duplicação de 225 km da BR 386 está programado a partir do terceiro ano de concessão (2021), no trecho de 20,3 km entre os municípios de Marques de Souza e Lajeado. As obras, conforme previsto em contrato, seguem até o 18° ano da concessão (2036). O grupo CCR venceu o leilão de concessão da Rodovia de Integração Sul, realizado no começo de novembro de 2018. O sistema rodoviário é composto por 473,4 km de vias na região Sul do País. A concessão tem duração de 30 anos e o investimento previsto durante o período é de R$ 7,8 bilhões.

Fonte: Revista O Empreiteiro

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