Prof. Dr. José Leomar Fernandes Júnior

Docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, desde 1988, das disciplinas “Sistemas de Gerência de Pavimentos”, “Fundamentos sobre a Infraestrutura de Transportes”, “Projeto Geométrico de Vias Terrestres” e “Especificações Superpave para Misturas Asfálticas” (Pós-Graduação), “Estradas” “Complementos de Projeto Geométrico”, “Transporte Ferroviário” e “Conservação de Rodovias” (Graduação).

Foi Professor Visitante da Universidade de Viena, Áustria, onde desenvolveu estudos sobre Dinâmica de Sistemas, principalmente para otimização das intervenções de manutenção e reabilitação dos pavimentos;

Professor Visitante da Universidade do Minho, Portugal, onde desenvolveu estudo comparativo entre as características dos veículos de carga europeus e brasileiros e os efeitos sobre os pavimentos típicos brasileiros e portugueses;

Professor Visitante da Universidade da Flórida em Gainesville, onde desenvolveu estudos sobre as novas especificações Superpave, implementadas em razão das maiores solicitações do tráfego atuantes atualmente, quando comparadas com as características e cargas do tráfego que prevaleciam à época do desenvolvimento dos métodos de dimensionamento e caracterização dos materiais de pavimentação tradicionais;

Professor Visitante da Universidade do Texas em Austin, onde desenvolveu pesquisas em vários temas relacionados aos sistemas de gerência de pavimentos, onde desenvolveu pesquisas com o Prof. William Ronald Hudson (co-autor, com o Prof. Ralph Haas, da Universidade de Waterloo, Canadá, do primeiro livro sobre Sistemas de Gerência de Pavimentos) em vários temas relacionados aos sistemas de gerência de pavimentos e, também, estudos sobre os efeitos dos pneus extralargos, da pressão de enchimento dos pneus, do tipo de eixo e das cargas por eixo sobre o desempenho de pavimentos.

Participou de Sub-Grupo Técnico, do Ministério da Justiça – DENATRAN, que estudou os Pesos, Dimensões e Combinações de Veículos.

Desenvolveu projetos geotécnicos, de pavimentação e de estradas para clientes como o DERSA, DER-SP, Metrô de São Paulo, P.M. de São Paulo.

Tem mais de 200 artigos publicados em livros, revistas técnicas e anais de Congressos no Brasil e em 17 países no exterior, que tratam, notadamente, do projeto de estradas, do dimensionamento de pavimentos, dos sistemas de gerência de pavimentos e dos efeitos das solicitações do tráfego, inclusive dinâmicas, sobre o desempenho de pavimentos e suas implicações técnicas e econômicas na gerência de pavimentos.