Uma das demandas históricas da região Norte do estado está mais próxima de ser atendida. A empresa que venceu a licitação iniciou o trabalho para elaborar o projeto técnico de pavimentação da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, no trecho que liga Passo Fundo a Erechim.
A Transbrasiliana é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.200 quilômetros. Os 68,4 km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via. A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando que há municípios sem acesso asfáltico no trajeto, além da sua importância para o escoamento da produção agrícola e para a infraestrutura logística.
Em setembro do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) lançou o edital para o trecho. A rodovia será construída em pista simples com acostamento em ambos os sentidos. O valor estimado da obra é de R$ 248 milhões. As obras envolverão pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos do trecho. A partir da pavimentação, estima-se que esse número deverá chegar a 5.500 veículos diários. Esta rota é bastante utilizada por caminhoneiros que transportam grãos e a pavimentação da rodovia facilitará o escoamento da produção agroindustrial na região.
Para intensificar o trabalho de mobilização, em 2015, foi constituído, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelos Coredes Produção e Norte e pela URI o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando à sensibilização das autoridades para a conclusão da pavimentação. A reitora da UPF e presidente do comitê, Bernadete Maria Dalmolin, destaca que esta é mais uma etapa vencida, acompanhada com entusiasmo por toda a comunidade. “Estamos celebrando o início deste trabalho que é fundamental para continuidade da obra. Nós sabemos que ainda temos algumas etapas pela frente, mas é um momento de agradecimento por toda essa luta histórica de 50 anos. Essa obra tão esperada abarca os anseios da população que busca há décadas concretizar projetos que, com a pavimentação desse trecho, transformarão suas realidades”, relata.
O prefeito de Ipiranga do Sul, representante dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Mário Luiz Ceron, comemora o início das obras na semana em que o município completa 32 anos de emancipação política. “Esse é um momento histórico. Conseguimos chegar ao ponto necessário para materializar essa tão sonhada obra que não é apenas da nossa região de Ipiranga do Sul, mas é dos gaúchos e do Brasil, porque ela está entre as maiores rodovias do país”, afirmou.
Curso
28 a 30 de maio
Teresina – PI
Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários e Urbanos
Fonte: Jornal do Comércio