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Grupo CCR reafirma interesse na concessão da RSC-287

Gigante do setor está no Rio Grande do Sul desde o início do ano com a ViaSul, na freeway e BRs 101, 448 e 386

O Grupo CCR está de olho na licitação que definirá a futura concessionária dos 204 quilômetros da RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria. Dirigentes da empresa manifestaram interesse em assumir a rodovia em um encontro com 30 investidores ligados à Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais em Porto Alegre (Apimec Sul), ocorrido nessa quarta-feira na Capital. Para isso, a CCR terá que aderir ao edital que está sendo finalizado pelo governo do Estado e participar da concorrência, prevista para ocorrer até o fim do ano.

Em abril a Gazeta do Sul já havia antecipado o interesse da CCR na licitação da RSC-287. Emissários do grupo participaram da audiência pública promovida pelo Estado em Santa Maria. Foi a última etapa do processo de consulta pública que ocorre antes da finalização do edital. Tão logo os parâmetros da concorrência fiquem prontos, o processo será aberto aos interessados. Vencerá a licitação a empresa que oferecer o menor valor de pedágio nas cinco praças previstas. Atualmente são duas (Venâncio Aires e Candelária). As novas ficarão em Taquari, Paraíso do Sul e Santa Maria.

A sucessora da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) terá que assumir imediatamente a conservação da rodovia, no trecho entre Tabaí e Santa Maria. Dentro de três anos deve ter início a obra de duplicação de todo o percurso, com prazo de 11 anos para conclusão. Nos primeiros anos deverão ser duplicados os trechos urbanos da 287. O investimento será superior a R$ 1 bilhão na conservação e na ampliação da capacidade de tráfego da que é uma das principais rodovias do Estado.

LEIA MAIS: Grupo CCR tem interesse na licitação da RSC-287

Lideranças do movimento Duplica 287 já estiveram reunidos com a direção da CCR para apresentar os desafios e potencialidades da rodovia. A ideia é que a concessão fique nas mãos de uma empresa especializada no assunto, o que é o caso da CCR. Trata-se de um dos maiores grupos econômicos da área de infraestrutura da América Latina. A CCR administra hoje desde os catamarãs que ligam o Rio de Janeiro a Niterói até o veículo leve sobre trilhos (VLT) do centro histórico do Rio até metrô em São Paulo e aeroportos fora do País.

A CCR está no Rio Grande do Sul desde o início do ano, quando a ViaSul assumiu a concessão da freeway e das BRs 101 norte, 448 e 386. Na Tabaí-Canoas a empresa já oferece serviço de socorro médico e mecânico e iniciará a cobrança de pedágio em fevereiro do ano que vem. A futura praça já está sendo construída no trecho entre a Polícia Rodoviária Federal de Montenegro e a ponte sobre o Rio Caí.

Fonte: GAZ

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