Barragem de Pedreira e a Duas Pontas serão construídas na baia de Piracicaba, Capivari e Jundiaí
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou na última quarta-feira (7) contrato que autoriza a construção das barragens de Pedreira e Duas Pontes, ambas na bacia de Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), na região de Campinas. Foi anunciada também a execução do piscinão RB-05 na bacia do rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos.
Os recursos para as três obras veem do contrato assinado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Corporação Andina de Fomento (CAF), que disponibilizará cerca de R$ 782 milhões para os reservatórios e R$ 157,7 milhões para o piscinão.
Visando uma reserva hídrica na bacia do PCJ, as barragens que serão construídas permitirão a melhora da operação do Sistema Cantareira, principalmente em época de estiagem.
A barragem de Pedreira dará vazão a aproximadamente 8,5 mil l/s, terá área de 4,3 km² e capacidade para 31,9 milhões m² de água, enquanto a barragem de Duas Pontes dará vazão a 8,7 mil l/s, terá 8,8 km² de área e capacidade para 53,4 milhões m². “Nós teremos uma capacidade quase dobrada para o abastecimento de Campinas. E com a obra concluída, vai trazer também mais segurança hídrica para toda a Região Metropolitana de Campinas”, afirma Alckmin.
Já o piscinão RB-05 ocupará uma área total de 275 mil m² próxima ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, terá capacidade para 600 mil m² de água das chuvas e diminuirá o risco de alagamento na região.
A licitação das obras das barragens está prevista para essa semana, enquanto o piscinão RB-05 será licitado somente em 2018.
Fonte: Infraestrutura Urbana, PINI