O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira, 1° de outubro, a ordem de serviço para as obras de interseção da Rodovia Antônio Heil (SC-486), com a BR 101, em Itajaí. O trecho faz parte do Programa Estrada Boa e vai ter uma extensão aproximada de 1,3 mil metros. O projeto também prevê a construção de quatro eixos viários de entrada e saída da estrada federal, uma ponte sobre o rio Canhanduba II e dois viadutos, além dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização. O ato foi realizado na Associação Empresarial de Itajaí (Acii).
“É uma obra esperada há mais de 10 anos. Ela começou, não deu certo e nós abraçamos, tivemos que adaptar e graças a Deus levamos com mão de ferro e conseguimos fazer a licitação chegar ao final. Eu fiz questão de vir aqui na Associação Comercial, porque isso vai ajudar não só Itajaí, isso vai ajudar regionalmente. É um contorno viário com acesso que vai até a BR-101 e infelizmente ela colapsou, nós temos consciência disso. É por isso que eu tenho clamado ao governo federal, a gente precisa fazer a ANTT liberar o projeto, que tá lá há muito tempo já, para que a concessionária possa fazer mais duas pistas de cada lado”, explicou o governador Jorginho Mello.
O governo vai investir R$ 60,4 milhões para dar fim a um dos maiores gargalos logísticos de Santa Catarina. A obra vai beneficiar toda a cadeia logística da região e vai dar maior fluidez aos diversos produtos que circulam pela região e utilizam os portos para escoamento.
“É extremamente importante, é um pleito muito antigo da Associação Empresarial de Itajaí. É um projeto de 2010, e agora,14 anos depois, a gente está assinando ele. E a importância da logística para nossa cidade de Itajaí: hoje nós temos um Centro Regional de Inovação que foi inaugurado no ano passado, nós temos um porto, a gente precisa muito dessa ligação, dessa facilidade com Brusque e também para desafogar um pouco a nossa BR-101”, comemorou a presidente da Acii, Gabriela Kelm.
A demanda faz parte do Programa Estrada Boa, que contempla 60 obras de infraestrutura viária e mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos em cerca de 1,5 mil quilômetros de rodovias estaduais.
“Agora a gente conseguiu, depois de muito esforço, colocar o projeto de pé. O investimento é de 60 milhões de reais, fora as desapropriações que serão mais 50 milhões, dos quais a metade já pagamos. Aqui é uma região que tem muita demanda, uma região portuária que desenvolve, cresce. E o governador Jorginho Mello sempre determina que a gente possa viabilizar as obras com economia, com qualidade, com celeridade”, assinala o secretário de Estado Adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Fonte: Secom