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Governador anuncia investimento de R$ 1,2 bilhão para reconstrução de estradas e pontes

Foram assinados contratos que envolvem três pontes e 15 lotes de rodovias em diversas regiões do Estado

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira (20/1), o investimento de R$ 1,2 bilhão em obras de resiliência climática em estradas e pontes do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes de 2024. Em solenidade no Palácio Piratini, Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, assinaram contratos para três pontes e 15 lotes que incluem 11 rodovias em diversas regiões do Estado.

O governador explicou que os investimentos anunciados contemplam obras em locais que apresentavam risco, elencados a partir de um levantamento técnico. “É um conjunto de obras que inequivocamente merecia um tratamento diferenciado para uma contratação emergencial, mantendo todo o rigor técnico. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem e toda a estrutura do governo vão acompanhar intensamente o processo para que os prazos sejam cumpridos. Assim, poderemos restabelecer a normalidade e também dar resiliência para as estradas. Não é só sobre retomar a rodovia ou a ponte, é sobre garantir que essas estruturas sejam capazes de suportar novos eventos climáticos”, afirmou.

A iniciativa integra o Plano Rio Grande, o programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado lançado em 2024, que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.

Do total aportado, R$ 1,18 bilhão será investido em rodovias e R$ 65,6 milhões em pontes. A categorização das estradas e pontes afetadas foi baseada em sete critérios: situação da rodovia, tempo gasto a mais em deslocamentos, quantidade de afetados, impactos na economia local, na saúde e na mobilidade urbana e volume de circulação de veículos.

Todas as obras contemplam estudos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando projeções de mudanças climáticas e riscos associados a eventos extremos como o ocorrido em 2024.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou o anúncio como um marco para a reconstrução do Estado. “Este é um momento em que conseguimos devolver ao povo gaúcho aquilo que lhe pertence, que é o direito de recomeçar a partir da reconstrução de estradas, de pontes e de um Rio Grande ainda mais forte e resiliente”, enfatizou.

Pontes e rodovias que receberão investimento
Lotes de rodovias

  1. ERS-332 – Encantado a Anta Gorda
  2. ERS-332 – Anta Gorda a Soledade
  3. ERS-431 – Bento Gonçalves a Santa Bárbara (São Valentim do Sul)
  4. ERS-444 – Bento Gonçalves/Monte Belo do Sul a Santa Tereza
  5. ERS-448 – Nova Roma do Sul ao Rio das Antas
  6. ERS-448 – Rio das Antas a Farroupilha
  7. ERS-452 – Bom Princípio (Entr. ERS-122) a Caxias do Sul (Entr. BR-116)
  8. VRS-826 – Feliz – Alto Feliz – Farroupilha (Entr. ERS-122)
  9. ERS-129 – Estrela a Roca Sales
  10. ERS-149 – Entr. RSC-287 (p/ Santa Maria) a Nova Palma
  11. ERS-348 – Dona Francisca a Agudo
  12. ERS-348 – Entr. ERS-149 (São João do Polêsine) a Dona Francisca
  13. ERS-437 – Vila Flores ao km 9+200
  14. ERS-437 – Vila Flores a Antônio Prado
  15. ERS-640 – São Vicente do Sul a Rosário do Sul

Pontes

  1. Ponte de Vista Alegre do Prata – ERS-441
  2. Ponte de Faxinal do Soturno – km 35 ERS-348
  3. Ponte do Arroio Capivari (Alegrete) – ERS-507
  4. Ponte de Feliz -VRS-843 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
  5. Ponte de Itati – ERS-417 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
  6. Ponte de Sinimbu – RSC-471 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)

Apresentação – Obras de resiliência climática em rodovias e pontes: https://www.estado.rs.gov.br/upload/arquivos/202501/2025-01-20-govrs-daer-obras-resiliencia-v5.pdf

Foto: Maurício Tonetto/Secom
Fonte: Governo RS

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