Técnicos da instituição financeira promoveram treinamentos e visitaram algumas regiões
A Prefeitura de Vila Velha está preparando o lançamento do primeiro pacote de obras, a serem licitadas ainda este ano, que vai contemplar várias regiões da cidade. Para alavancar o programa, as equipes técnicas do município e do Fundo de Desenvolvimento do Fonplata, em missão oficial na cidade na última semana, já realizaram a revisão dos requerimentos para a liberação de recursos externos.
Desde terça-feira (11) até a última sexta-feira (14), técnicos da instituição financeira promoveram treinamentos e visitaram algumas regiões contempladas pelo Programa de Requalificação Urbana, a ser financiado com recursos da ordem de U$ 27,6 milhões (mais de R$ 120 milhões). Nos treinamentos foram abordados temáticas sobre os instrumentos de gestão financeira, aquisições e o fechamento de relatórios ambientais.
“Foi dado o ponta pé inicial para que a gente, efetivamente, possa deslanchar um projeto que tem tudo para marcar época na história da nossa cidade”, destacou o prefeito Max Filho. E acrescentou: “Os primeiros lotes para execução de obras e intervenções nas várias regiões da cidade já foram delineados e estão prontos para serem licitados tão logo a instituição financeira aprove as minutas dos primeiros editais”, ressaltou.
O Programa de Requalificação Urbana prevê obras de pavimentação e drenagem de vias em 30 bairros do município e a estruturação de quatro parques municipais. “Na avaliação final, definimos os próximos passos para darmos cumprimento às atividades de aquisições e aos processos relacionados com o início das obras”, explicou a especialista em projetos e chefe da missão do Fonplata, Carolina Vera Moreira.
E prosseguiu: “Com quase metade dos projetos executivos concluídos, a Prefeitura já pode iniciar o processo para as licitações. E nós vamos acompanhar e apoiar o município em tudo, disponibilizando, inclusive, consultores especializados para os encaminhamentos necessários para que tenhamos êxito nas atividades e o programa alcance os objetivos esperados”, concluiu.
O secretário municipal de Planejamento e Projetos Estratégicos (Sempla), Ricardo Santos, destacou a importância das atividades em conjunto com o Fonplata. “Pudemos reavaliar todo o nosso plano operativo, de aquisições e contrações e todas as instruções normativas exigidas pela instituição para o bom desempenho do programa, que talvez seja o maior programa de requalificação urbana que o município já teve, e que vai beneficiar aproximadamente um terço da população do município”, avaliou.
Também integraram a comitiva da missão do Fundo de Desenvolvimento do Fonplata, o especialista em aquisições, Brando Ponti, e a especialista em gestão financeira, Maria Ángeles Calvino. Atualmente, a instituição desenvolve outros projetos no país, entre os quais nos municípios de Joinville, Criciúma e Itajaí, em Santa Catarina; e, por último, em Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul; ainda em fase de preparação.
Curso
25 a 28 de março
Brasília – DF
Sistema de Custos Referenciais de Obras – SICRO
Fonte: ESBrasil