fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Evento em Brasília discute a Engenharia Ferroviária

Será realizado em Brasília (DF), entre os dias 15 e 18 de abril, evento sobre engenharia ferroviária.

Ministrado pelo engenheiro civil e professor Luiz Heleno Albuquerque Filho, o evento irá abordar os primeiros caminhos de ferro; a evolução histórica dos meios de transportes; a situação atual e perspectivas; os trens de alta velocidade;  tráfego e sinalização; capacidade da via; normas técnicas ferroviárias, além de diversos estudos de casos de projetos de ferrovias e obras de arte especiais.

O encontro é uma oportunidade única para profissionais do setor de infraestrutura ferroviária e acontece em um momento oportuno de grandes perspectivas de investimentos e melhorias nesse modal de transporte.

Investimentos – O Ministério da Infraestrutura prevê investimentos de R$ 30 bilhões para ampliar a malha ferroviária do país. De acordo com o governo, os recursos seriam obtidos por meio de concessões. O governo planeja ainda trabalhar por uma mudança legislativa que permita o regime de autorização, um modelo em que o investidor tem mais liberdade do que no regime de concessão.

“Vamos investir R$ 30 bilhões em ferrovias nos próximos 5 ou 6 anos”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “O primeiro contrato de concessão foi assinado no ano passado e envolve a Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Para este ano, são previsas as concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a Ferrogrão, projeto com origem em Cuiabá (MT) e término em Santarém (PA)”, acrescentou o ministro durante evento realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na cidade de Seropédica (RJ).

Palestrante – Mestre em Geotecnia, Luiz Heleno Albuquerque Filho é analista de Transportes do DNIT. O engenheiro civil, além de coordenador-geral de Custos de Infraestrutura de Transportes (CGCIT) do DNIT durante oito anos, foi também professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e possui larga experiência na área de infraestrutura de vias terrestres, de superestrutura ferroviária, de engenharia de custos e formação de preços de obras públicas, além de geotecnia aplicada à mineração, especialmente em investigação geotécnica de campo e barragens de rejeitos. Conta ainda com diversos trabalhos publicados em congressos na Holanda, Portugal, Reino Unido e em vários estados brasileiros.

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp