Resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira. No entanto, as empresas concorrentes têm um prazo de cinco dias para recorrer
Uma empresa de São Paulo foi a vencedora da licitação para a construção do Portal do Príncipe, a nova entrada para o Centro de Vitória na zona sul da cidade. O resultado do processo licitatório foi publicado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (06), no Diário Oficial.
No entanto, as empresas concorrentes ainda têm um prazo de cinco dias para recorrer do resultado. A previsão é que o resultado definitivo saia em 15 dias. Com isso, o contrato deve ser assinado apenas no início de abril.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a empresa vencedora terá 90 dias para apresentar o projeto técnico. Segundo ele, a obra deverá ser entregue obrigatoriamente no prazo estabelecido no contrato, que é de um ano e meio. A expectativa é que os trabalhos comecem no início do segundo semestre deste ano.
“São 90 dias para entrega e aprovação desse projeto. A partir daí, ela inicia a obra efetivamente no Portal do Príncipe. Não necessariamente, é claro, precisa concluir os 90 dias para começar a obra. Então ele pode fazer parte do projeto, já ir aprovando conosco e já começa a obra. Isso vai ser agora nas negociações durante todo o processo de elaboração de projeto básico, de obra e de projeto executivo”, explicou Damasceno.
O Portal do Príncipe é um projeto antigo para construção de novos acessos à capital pelo Centro. O projeto foi retomado pelo Governo do Estado e prevê cerca de R$ 42 milhões de investimento.
Gargalo
A saída pela região sul, no Centro de Vitória, é considerada um dos maiores gargalos no trânsito da cidade. Os acessos à capital, pela Segunda Ponte e pela Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes), apresentam lentidão em vários momentos do dia, e não só nos horários de pico. Um problema de trânsito, por menor que seja, é o suficiente para criar um engarrafamento na região.
O Portal do Príncipe pretende desafogar o trânsito na região da Ilha do Príncipe e Vila Rubim, na capital. Ele prevê a ampliação de ruas e a construção de um viaduto.
As obras tiveram início em 2014. No ano seguinte, alguns imóveis chegaram a ser demolidos para dar espaço à construção do viaduto, mas a obra foi paralisada por decisão da Justiça. O projeto, entretanto, retornou à pauta do governo, na atual gestão, sendo incluído no Plano Plurianual.
Curso
26 a 28 de março
São José dos Campos – SP
Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários e Urbanos
Fonte: Jornal Folha Vitória, com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV