O trabalho envolveu 20 profissionais e foi realizado em 160 horas.
Em fase final, a obra de alargamento do viaduto da Estrada Parque
Taguatinga Guará (EPTG) e da Estrada Parque Contorno (EPCT) está prestes
a ser entregue. Após as atividades desta terça-feira (18), o local
recebeu plantio de grama e pintura de meio-fio.
Essa etapa antecede a última das obras, que é a pintura das faixas e a
sinalização vertical e horizontal, programados para os próximos dias.
Nesta terça (18), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital
(Novacap) finalizou a manutenção do gramado nos arredores do viaduto e a
poda e manutenção das árvores. O trabalho envolveu 20 profissionais e
foi realizado em 160 horas. Equipes do Serviço de
Limpeza Urbana (SLU) pintaram os meios-fios, enquanto a Administração
Regional de Taguatinga fez a limpeza dos canteiros e o trabalho de
tapa-buraco nas proximidades do viaduto.
O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), por sua vez,
fará a sinalização do local esta semana. Ainda em janeiro, a Companhia
Energética de Brasília (CEB) instalou novos postes de iluminação – todos
de LED – abaixo da estrutura do viaduto.
Resultado de mais uma ação integrada de governo.
“Essa obra ficou parada por muito tempo. Ela é um resgate do nosso
governo, que pegou o serviço com 25% de conclusão e em poucos meses fez
os outros 75% da obra. É um desafogo para o trânsito da região, diminui
muito aquele estrangulamento que ocorria
no viaduto”, aponta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Com investimento de R$ 5.155.676,09, a nova configuração do viaduto
vai beneficiar os mais de 135 mil condutores que trafegam diariamente
por Taguatinga, Ceilândia e região. A via terá 11 faixas de circulação,
sendo cinco no sentido Taguatinga/Plano Piloto
e quatro no sentido Plano Piloto/Taguatinga, além de duas centrais para
ônibus.
As faixas vão ter entre 3,5 metros, destinada aos veículos, e 4
metros para os ônibus. Vale lembrar que, mesmo com o alargamento, a
velocidade nesse trecho da via não será alterada, sendo mantida em 60
km/h.
Na antiga formatação, os dois viadutos tinham 60 metros de
extensão, com três faixas em cada sentido, totalizando 20 metros de
largura. Agora, com os viadutos unificados, eles passam a ter 41,80
metros de largura, além de mais faixas disponíveis, melhorando
o tráfego na região. Todo esse serviço envolveu 220 toneladas de aço, 2
mil metros cúbicos de concreto e 35 funcionários.
A obra foi retomada pela atual gestão em junho de 2019 com o
compromisso do Governo do Distrito Federal de entregá-la o quanto antes
para a população. O serviço estava paralisado desde abril de 2018 por
falhas no projeto executivo.
Importante para a mobilidade, o alargamento do viaduto de
Taguatinga é apenas uma das obras para a região. O GDF já licitou a
revitalização do trecho III da Avenida Hélio Prates e autorizou a
licitação da supervisão da obra do túnel de Taguatinga e do
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do túnel de Taguatinga. Os dois
projetos fazem parte de um pacote de obras no valor de R$ 538,5 milhões.
Tanto o viaduto como o túnel de Taguatinga e a revitalização da
Hélio Prates fazem parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7
quilômetros de extensão e ligará Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol ao
Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando
por Taguatinga.
Fonte: Jornal de Brasília