fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Edital de licitação para segunda fase de obras na Ponte dos Barreiros em São Vicente, SP, é publicado

Obras devem custar R$ 51,8 milhões.
O edital de licitação para a segunda fase das obras da Ponte dos Barreiros, principal ligação entre as áreas Insular e Continental de São Vicente, no litoral de São Paulo, foi publicado nesta semana no Diário Oficial do Município. As empresas interessadas terão até 18 de dezembro para apresentação das propostas.
A empresa que executará o projeto será escolhida pelo menor preço do serviço a ser executado. De acordo com o projeto, a previsão é que as obras custem R$ 51,8 milhões aos cofres públicos e durem 12 meses.
Na segunda fase das obras, um reforço estrutural deve ser executado, com recuperação de 266 estacas, vigas, pavimento da ponte e novas armaduras. Desta forma, o equipamento irá suportar carga de 45 toneladas. Quando foi construída, a capacidade era estimada em 36 toneladas. No entanto, com a degradação do tempo, ficou limitada a 24 toneladas.
Ponte dos Barreiros
A Ponte dos Barreiros foi bloqueada para veículos em novembro de 2019, após o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fazer uma vistoria no local e, durante avaliação técnica, especialistas apontarem risco de um colapso estrutural.
A ponte foi reaberta para veículos leves no dia 1º de julho, após passar mais de 200 dias totalmente interditada por conta do risco de desabamento. A liberação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Mais de 150 mil moradores e trabalhadores dependem da ponte e sofreram diversos transtornos ao longo de sete meses de interdição.
Na primeira fase da obra, foram reformadas 52 estacas, uma longarina (vigas longitudinais ou principais) de um dos tabuleiros e três travessas. Na segunda fase, serão recuperadas as demais estacas e executada a reforma da mesa. A conclusão dessa fase permitirá a liberação total da Ponte dos Barreiros.
A primeira liberação foi feita apenas para veículos leves como motos, carros de passeio, utilitários, SUVs, caminhonetes e micro-ônibus. Posteriormente, no dia 1º de setembro, também após decisão da Justiça, foi liberado o tráfego para ônibus urbanos e caminhões do Corpo de Bombeiros.

Curso
07 a 11 de dezembro
Online e Ao Vivo
Pavimentação de Rodovias e Vias Urbanas


Fonte: G1

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp