As obras da nova entrada de Santos estão em ritmo acelerado. A afirmação é da Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e responsável pela reformulação da Via Anchieta entre o Km 60 e Km 65. Segundo a empresa, cerca de 35% das obras estão concluídas.
“Até o final deste ano, entregaremos o Viaduto Anchieta, localizado no Km 65 da rodovia (sentido São Paulo-Santos) e duas novas passarelas (que ficarão no Km 62 e Km 64 da via)”, confirma gerente de engenharia, Sidney Filho.
O projeto da nova entrada de Santos foi elaborado pela empresa em 2017 e prevê também a construção de outros dois elevados, além da implantação de cinco quilômetros de ciclovia, construção de vias locais de acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge.
Segundo Marcelo Moreno Alves da Cruz, engenheiro da Ecovias responsável pelo acompanhamento da obra, cerca de 400 pessoas trabalham hoje na obra. O número, no entanto, deve chegar a 550 profissionais em cerca de três meses, quando a execução dos outros dois viadutos deixará a fase de fundações e estará a todo vapor.
“Trata-se de uma obra de grande porte, num trecho de cinco quilômetros de extensão, com dez frentes de serviço trabalhando simultaneamente e que trará muitos benefícios aos usuários do SAI e à região da Baixada Santista”, explica o coordenador da obra, Giuliano Gazabim.
Com investimentos de R$ 270 milhões, as obras sob gestão da Ecovias possibilitarão que o tráfego de entrada e saída da cidade ocorra apenas pelas pistas centrais, enquanto fluxo relacionado ao Porto de Santos se dê pelas vias laterais.
Monitoramento
Para garantir a fluidez no tráfego de veículos e a segurança de motoristas e trabalhadores no trecho de obras, a Ecovias realiza o monitoramento in loco e a distância dos trechos que possuem intervenções viárias na Via Anchieta. Viaturas com equipes de inspeções de tráfego percorrem a rodovia durante todo o dia para checar pontos de lentidão ou eventuais ocorrências.
“Em um momento de obra, quando a condição é mais restrita que o normal, um veículo com pane mecânica pode causar transtornos. Então, precisamos ser ainda mais rápidos que o normal (na chegada ao local e prestação de apoio ao usuário)”, explica o gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias, Fabiano Medeiros.
Além disso, a entrada de Santos é monitorada diuturnamente no Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, localizado no Km 28 da Rodovia dos Imigrantes.
Ele explica que, além do monitoramento, a concessionária também é responsável pela implantação de uma “sinalização para alertar o usuário de eventuais mudanças em acessos viários, redução de velocidade em algum ponto ou chamando a atenção para entrada e saídas de veículos no canteiro de obras”.
Fonte: Portos e Navios