fbpx
Conheça nossa agenda de cursos!

Duplicação segue ritmo acelerado na Mogi-Dutra

A oito meses do prazo de entrega da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) duplicada no trecho entre Mogi das Cruzes e Arujá, as obras estão a todo vapor. Máquinas, caminhões e operadores trabalham em diversos pontos nos 7,5 quilômetros finais da via, que ainda não contam com pista dupla. Apesar da celeridade que as intervenções parecem ter ganhado – pois começaram com nove meses de atraso – é difícil imaginar que em janeiro tudo estará pronto.

Um dos cenários que demonstram a necessidade de muito trabalho está no km 36. No local há uma rocha gigantesca, que já vem sendo destruída com diversas explosões. Hoje haverá a sétima etapa de detonação. Nas seis anteriores foram utilizadas 3,7 toneladas de explosivos, que destruíram 13,5 mil toneladas de rocha.

Além disso, em partes da rodovia é possível ver o início, ainda na parte de preparação de solo e montagem de vigas, dos locais onde a pista será elevada em relação ao nível da atual. Em alguns casos, as máquinas estão abrindo caminho em meio aos morros. Já em outros, estruturas de concreto são erguidas. Essa é a situação entre os quilômetros 34 e 35, ao lado direito para quem segue no sentido Mogi. Ontem, quando a reportagem de O Diário esteve na rodovia, havia levantamento topográfico neste local.

No km 37, as máquinas ainda trabalham no terreno lateral, onde será construído um posto de pesagem de caminhões. Já o trabalho de fundação está avançado e as máquinas fazem a estabilização do solo. Um pouco mais à frente, parece que a construção de uma nova pista se inverte. Em vez das intervenções serem à direita de quem segue rumo a Mogi, estão à esquerda. Ao que parece, neste trecho, a atual pista será ligada à nova, no sentido Mogi, enquanto a nova reconstrução servirá para a direção contrária.

Já no km 38, próximo ao entroncamento com a rodovia Ayrton Senna (SP-70), três máquinas e dezenas de caminhão trabalham incessantemente. No local será construído o acesso ao Distrito Industrial do Taboão.

Apesar de todo o trabalho, a pista ainda não começa a ganhar vida. Quando já estiver pronta serão necessários os trabalhos de iluminação, sinalização e a construção de quatro passarelas que integram o edital das obras.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que as obras de duplicação da rodovia Pedro Eroles (SP-88) estão em andamento, conforme cronograma estabelecido. “As frentes de trabalho localizadas entre os kms 32 e 39 executam os serviços para implantação do novo sistema de drenagem da rodovia, supressão de vegetação e terraplenagem, implantação de estacas das passarelas nos kms 33 e 37 e implantação das estacas do viaduto no km 38”, destacou a nota.

As intervenções na SP-88 tinham início previsto para janeiro de 2018, com prazo de entrega em 24 meses, mas começaram apenas em setembro do ano passado. O projeto contempla a duplicação entre os quilômetros 32 e 39, com implantação de barreiras de concreto que dividirão as faixas. Serão construídos dois viadutos para acesso, ambos no km 32, além das passarelas nos quilômetros 33, 35, 37 e 38. A obra é financiada pelo Banco Mundial – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e executada pelo Consórcio Construcap Copasa. O investimento é de R$ 121,9 milhões.

Fonte: O diário de Mogi

Deixe um comentário

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp